No dia 18 de novembro, dentro da programação do mês da Consciência Negra, os moradores de Embu puderam desfrutar na quadra do Jd. Sto. Eduardo de uma programação divertida e interessante.
Na parte da manhã, aconteceu o 2º Festival de Basquete que reuniu cerca de 50 participantes em nove times. De acordo com as regras, cada equipe poderia ter no máximo seis integrantes, sendo três titulares e três reservas. Foram formados dois grupos e os dois primeiros colocados se classificavam para a semifinal, os vencedores desta fase disputavam o 1º lugar e os perdedores a terceira colocação.
Eram dois tempos de 5 minutos e a equipe vencedora era aquela que fizesse 21 pontos primeiro ou que obtivesse a maior pontuação dentro do tempo de partida.
O grande campeão do torneio foi o Kunk Star que venceu o Showtime na final e o terceiro colocado foi o Street Paradise que derrotou o Five Stars. O secretário de governo Paulo Giannini acompanhou o evento e falou sobre a importância do dia da Consciência Negra.
Confira a lista completa dos nove times participantes: Toin’s, Showtime, Kunk Star, Nego, Five Stars, 4783, The Taiger, Eigt Eigt e Street Paradise.
Simultaneamente ao basquete de rua, os jovens grafiteiros mostraram criatividade e dinamismo em seus desenhos. Com o uso de diversas cores e diferentes acabamentos, os artistas arrancaram elogios do público. O DJ Meio Quilo também animou o público com músicas de rap e hip-hop.
Na parte da tarde começaram os shows que reuniram oito bandas. A banda Irmão de Atitude abriu a programação musical e o grupo Artifício foi o último a tocar. A galera pôde curtir ainda os sons de Crônicas Sul, Esquadrão Maloca, Negro Sempre Negro, Segunda Via, Zinho da Trindade e Quinta Essência.
Havia ainda uma tenda da saúde com explicações sobre a dengue, dúvidas sobre a gravidez, anemia falciforme e ainda distribuição de preservativos, além da presença de uma tenda da valorização, da cultura e beleza negra.