Atualmente, a população sofre com a falta de acessibilidade por conta das calçadas irregulares no município, e por este motivo a Prefeitura de Embu das Artes por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Obras e Edificações realizarão o Projeto e as obras de readequação do trecho da Avenida João Batista Medina do nº 44 ao nº 382 (sentido oeste), e nº 423 ao nº 31 (sentido centro), viabilizando a pavimentação do sistema viário, o aumento e readequação das calçadas para acessibilidade de pedestres, além de prever a arborização adequada e compatível com o mobiliário urbano.
Neste sentido, será necessária a poda de uma Sibipiruna que possui um galho entrelaçado com a fiação de telefonia, evitando assim que este galho alcance a fiação elétrica. Haverá também, a necessidade de supressão de quinze árvores da espécie Sibipiruna e cinco (05) da espécie Alfeneiro, totalizando vinte árvores para corte por motivo tanto para prevenção de risco pelo estado fitossanitário ruim de algumas espécies tanto para adequação em pontos incontornáveis a nível de projeto e execução.
Ainda, serão preservadas outras dezesseis árvores ao longo da via, tais árvores possuem fitossanidade em bom estado e não interferem na execução do projeto. E como forma de compensação pelo corte destas árvores, serão plantadas vinte e nove árvores de espécies nativas de pequeno a médio porte, tais como: ipê-amarelo, branco, rosa e roxo, quaresmeira, manacá-da-serra, fedegoso, pau-cigarra, entre outras, indicadas para arborização urbana e também espécies exóticas de menor porte, como resedá, magnólia-rosa e flamboianzinho para arborizar o lado que possui fiação elétrica evitando causar danos aos fios e ao passeio.
Todas as espécies irão proporcionar benefícios ao meio urbano com sombra, ar puro, habitat para avifauna, aumento de áreas verdes do município e também o embelezamento paisagístico de espécies com florações em diferentes estações do ano.