Projetos da Prefeitura são destaques em premiação nacional

27/10/2016 - 0:00
Projetos da Prefeitura são destaques em premiação nacional
Acessibilidade

Durante o 7º Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores de Política de Assistência Social, ocorrido entre os dias 16 e 20 de outubro no Rio de Janeiro, Embu das Artes foi destaque entre os 247 municípios participantes. Dos 68 projetos da cidade na área de Assistência Social, três foram premiados: Apadrinhamento Afetivo, Banco de Alimentos e Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CRPD).

O resultado para a premiação foi baseado em conclusões objetivas de informações públicas divulgadas pela internet (sites, redes sociais etc.), jornais e outros veículos de comunicação, explica a secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos. Na ocasião, ela foi representada pelos servidores Rose Gattinger e Helio Cabral, que apresentaram as experiências a uma banca de mestres e doutores.

Embu das Artes já conquistou, por dois anos consecutivos (2014 e 2015), o Troféu Responsabilidade Social, destinado aos 50 melhores gestores da Política Pública de Assistência Social do país. Em 2014 com os projetos: implantação do cartão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do café da manhã no Restaurante Popular, Aprendiz Legal, exposição A Coruja Sou Eu (valorização da autoestima e inclusão social pela arte) e os Jogos Cooperativos da 3ª Idade. Em 2015, com a implantação das Centrais de Cadastro Único.

Sobre os projetos premiados em 2016:

Apadrinhamento Afetivo

Não é adoção! É doação de tempo, carinho e conselhos. É um vínculo afetivo no qual o padrinho não é o responsável legal, e sim uma referência de vida, favorecendo novas experiências que contribuam para a promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, que estão nos serviços de acolhimento institucional, com poucas chances de adoção.

Banco de Alimentos

É uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo combater a fome no município, por meio de captação de alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por doação simultânea, eventual, feita por empresas e com recursos do município. Os produtos arrecadados são repassados pelo Banco de Alimentos às entidades conveniadas, para distribuição às famílias em situação de insegurança alimentar cadastradas no programa. Tem como foco promover, com essas e outras ações, a inclusão social da população em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa que integra o Programa Fome Zero, do governo federal, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), beneficia semanalmente milhares de pessoas que residem na cidade, com entrega de 1.500 cestas por semana.

Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD)

Tem como principal função atender, orientar e identificar as demandas relacionadas à  pessoa com deficiência, para encaminhamentos à rede de assistência social. Permite o acesso a benefícios, programas e serviços existentes no município, visando a promoção da inclusão social. Promove atividades de sensibilização e alinhamento conceitual sobre a pessoa com deficiência, seus direitos, legislação, além de capacitação e formação para os profissionais da rede através de articulação entre as secretarias municipais.

----
Compartilhe nas redes sociais