Inserir os jovens no mercado de trabalho. Esse é o desafio da Prefeitura de Embu das Artes e dos jovens formandos do programa Projovem Trabalhador, do Governo Federal em parceria com a Secretaria Municipal de Participação Cidadã.
A formatura ocorreu na última sexta-feira, 28/5, no Ginásio Municipal Hermínio Espósito. No local, o público presente pode conferir uma exposição das atividades desenvolvidas pelos alunos. No total, 600 jovens com idades entre 18 a 29 anos se formaram em 13 cursos diferentes: Turismo, Comunicação Comunitária: Jornalismo, Administração, Informática, Meio Ambiente, Agente Comunitário de Saúde, Arte e Cultura, Estética e Beleza, Autogestão e Cooperativismo, Tecnologia Sustentável em Construção Civil, Gastronomia, Produção de Vídeo e Processamento e Espacialização de Dados.
O prefeito de Embu das Artes, Prefeito, enalteceu a presença dos familiares dos formandos. “A vinda de vocês para prestigiar esse momento é um grande incentivo para o jovem. Esse apoio é fundamental, pois se vocês não valorizarem eles, quem é que vai valorizar?” – falou o prefeito. “Se preparar é qualificar-se para conseguir aproveitar a oportunidade quando ela aparecer, porque se há alguma coisa que ninguém vai tirar de vocês é o conhecimento” – finalizou Prefeito. O secretário de Participação Cidadã, Pedro Pontual, elogiou todos os alunos que chegaram ao final do curso e pediu que eles também participem da vida política da cidade. “O Projovem, além de ter como objetivo inseri-los no mercado de trabalho, abre a possibilidade para que vocês participem da vida política em nosso município” – argumentou o secretário. O deputado federal, José Mentor (PT-SP), elogiou a iniciativa da Prefeitura de promover esse projeto, pois, segundo ele, não é qualquer governo que se preocupa em investir na qualificação do jovem e prepará-lo para a vida.
Compareceram ao evento a secretária de Educação, Rosimary de Matos, o presidente da Pró-Habitação, João Honório, o presidente da Câmara Municipal, Silvino Bomfim, o vereador João Leite e a coordenadora do Projovem Trabalhador, Janis Kunrath.
“Para mim foi um grande aprendizado e é mais um fator importante para o meu currículo. Espero conseguir render mais no meu trabalho e também ingressar em uma faculdade” – Luciene Braga, 26, do curso de auxiliar administrativo
“O curso me proporcionou uma grande experiência e espero conseguir um emprego, ainda mais porque diversas oportunidades estão aparecendo” -Marcel Oliveira da Silva, 29, do curso Processamento e Espacialização de Dados