Iniciou em janeiro, a segunda fase do programa Projovem Trabalhador, com cursos de qualificação profissional para mais de mil inscritos. Depois de passarem pela primeira fase, com 100 horas de qualificação social, os jovens receberão 250 horas de especialização para o mercado de trabalho. A partir de março, esses jovens estarão preparados para adquirirem experiência profissional na prática como colaboradores nas empresas locais e regionais.
As turmas foram formadas para os períodos da manhã, tarde e noite e estão distribuídas por toda a cidade em escolas, associações de bairros, espaços comunitários de igrejas entre outros. Os cursos são nas áreas de administração (autogestão, serviços de escritório e recursos humanos); arte e cultura; comunicação (comunitária, produção de vídeo); estética e beleza; gastronomia; informática (manutenção de hardware e assistência de software e processamento de dados); meio ambiente; saúde comunitária; construção civil (tecnologia sustentável) e turismo.
A qualidade técnica das aulas é garantida pela parceria com instituições como Serviço Nacional do Comércio (SENAC), Associação Horizontes, Companhia Pública Municipal Pró-Habitação, Instituto pela Educação, Núcleos de Estudos de Economia Solidária (Nesol-USP), Instituto Lidas e Associação Cantareira, que aplicam os cursos.
Os jovens que ainda não retomaram a participação no Projovem devem procurar seus núcleos para dar continuidade à formação. Dúvidas sobre os locais, empresas que queiram contratar e outras informações sobre o programa podem ser obtidas na Secretaria de Participação Cidadã, pelo telefone (11) 4778-0956.