A cerimônia em celebração aos 11 anos da Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, realizada em 18/6, no Centro Cultural Valdelice Prass, foi marcada por premiações e ascensões profissionais. Ao todo, mais de 30 guardas foram condecorados.
O prefeito da cidade, Prefeito, esteve presente na comemoração e fez questão de voltar-se para os familiares dos guardas ao afirmar: “A GCM é motivo de grande orgulho para esta administração e para os 244 mil habitantes de Embu das Artes. Não há nesta cidade, quem não conheça e reconheça o trabalho realizado por esta corporação”.
Em seu discurso, Prefeito agradeceu a parceria estabelecida com a polícia civil e militar e ressaltou a importância da Associação da Guarda Municipal: “A Associação da GCM garante a representatividade e o diálogo permanente com o governo. Essa é uma associação exclusiva e merece o apoio de vocês, que com carinho preservam a vida e o patrimônio dos cidadãos”.
A ampliação do efetivo de 50 (2003) para 137 (2014) guardas e conquistas como o reajuste do salário base, de R$ 658 reais, em 2008, para R$ 1.683 reais, em 2013, também marcaram o discurso do prefeito.
Para o comandante da GCM, Dirceu Alves, a equipe está preparada para qualquer ocorrência e as expectativas são positivas em relação ao aumento de efetivo e a construção de uma sede própria para a Guarda. O comandante também comemorou a ausência de óbitos durante o período de atuação e afirmou que sente orgulho por estar à frente da corporação desde sua criação.
Foram concedidas Láureas de Mérito Pessoal aos guardas que se destacaram de forma positiva no exercício de suas funções e promoções na carreira, além de sorteio de dez jantares, com direito a acompanhante, no restaurante Gramado Grill, e de uma estadia no Hotel Rancho Silvestre.
Compareceram à celebração o major Jayro da Silva Léo, coordenador operacional do 36º Batalhão de Polícia, os delegados Higino Grigio, da 1ª Delegacia de Polícia de Embu das Artes e Pedro Buck, da Delegacia Central de Embu das Artes, Itamar Lourenço, presidente da Associação da GCM, o deputado estadual, Prefeito e os vereadores João Leite, Gilson Oliveira, Rosana Almeida, Clidão do Táxi, Edvânio Mendes e Jefferson do Caminhão.
A GCM por quem faz
As guardas Elaine Beltrame e Estela Cristina dos Santos são do primeiro grupo de ingressantes, a admiração pela carreira foi a principal motivação para a escolha e, após 11 anos de atuação, essa admiração só aumenta.
“Depois que entrei para a GCM comecei a ter uma visão maior sobre a responsabilidade que isso tem. Ser GCM não é só pensar em você e na sua família, é olhar para o todo é ser protetora. Eu gosto do que eu faço”, disse Beltrame.
“Eu já tinha essa vontade, quando surgiu o concurso decidi me inscrever para poder atuar no município onde eu moro. Hoje já não vejo a cidade sem o trabalho da GCM. Estou muito feliz com a minha função e por poder ajudar o próximo”, garantiu Estela.