Prorrogada até 20/01 a “Exposição Sakai – Obras Raras do Mestre”, que está no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, Centro).
A mostra, que teve início em 8/12/2019, exibe obras do artista Tadakiyo Sakai pertencentes a um acervo de família, raramente exibidas, e rememora uma época de efervescência artística e cultural de Embu das Artes, quando dezenas de artistas de diversas partes do Brasil e do mundo se fixaram na cidade. Dentre eles, Sakai, nascido em Nagasaki, no Japão, em 1914, que chegou ao Brasil em 1928.
Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e sob a curadoria de Tônia do Embu, terracotista e discípula de Sakai, a exposiçao conta com a colaboração de Fabio Serdam e Mônica Sakai e também com os trabalhos de alunos dos cursos de cerâmica do Memorial Sakai, da Praça da Juventude, do Instituto Oca e do Recanto da Fraternidade.
Sakai tornou-se um apaixonado pela cultura e costumes brasileiros, pesquisando constantemente os índios e suas expressões, os afro-brasileiros, as lendas e as festas populares. Teve uma vida artística e comunitária intensa, criou e presidiu os primeiros Salões de Artes Plásticas de Embu, juntamente com outros artistas. Dezenas de alunos vieram de vários lugares para aprender com ele, que também ensinou em outras regiões.