‘Qualificação constante’: Samu Regional treina equipes de Juquitiba e São Lourenço

Alex Natalino
12/04/2024 - 15:21
'Qualificação constante': Samu Regional treina equipes de Juquitiba e São Lourenço

O Samu Regional Embu das Artes, por meio do Núcleo de Educação em Emergência (NEU), realizou em sua sede mais uma formação de treinamento e capacitação, desta vez, para as equipes do Samu dos municípios de Juquitiba (nos dias 1 e 2/4) e São Lourenço da Serra (nos dias 9 e 10/4). Entre os profissionais instruídos, estavam médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de veículos.

Foram abordados procedimentos para vítimas de parada cardiorrespiratória, engasgo, trauma, situações clínicas (convulsões, febre, desmaio, imobilizações e quedas), casos com múltiplas vítimas e legislação de trânsito. O treinamento dessas equipes é periódico, com o objetivo de aprimorar constantemente os profissionais para os atendimentos ao público.

Só nos três primeiros meses de 2024, o Samu Regional já prestou socorro para, aproximadamente, 24.800 pessoas, em atendimento à população dos municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra. É um serviço médico pré-hospitalar, acionado em casos de emergência, com a finalidade de chegar rapidamente a vítimas de acidentes, ou de complicações clínicas, que corram risco de morte, sofrimento e sequelas.

O telefone do Samu é 192, para quem precisar utilizar o serviço. A ligação é gratuita.

Veja imagens: