Hoje, 9 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Imunização. O calendário vacinal praticado no Brasil oferece 19 vacinas gratuitamente à população, todas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O País tornou-se referência mundial na fabricação de vacinas, estima-se que 90% delas são feitas aqui.
A data serve para conscientizar as pessoas que é fundamental seguir adequadamente o calendário, uma vez que cada vacina tem um esquema vacinal e algumas necessitam de reforços para a manutenção da proteção. Existem vacinas importantes para crianças, adolescentes, adultos e idosos. A vacinação segue em atualização ao longo de toda a vida. A vacina dupla/adulto (contra tétano e difteria), por exemplo, é recomendada a cada 10 anos.
Se faz muitos anos que você tomou a vacina, perdeu a carteirinha de vacinação ou não se lembra se tomou todas as doses de que precisava, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência. Leve um documento pessoal, o cartão do SUS e a carteirinha se tiver.