Os decks de madeira sobre o rio da rua São Paulo, no centro da cidade, feitos para travessia, descanso e lazer, ainda nem estão terminados e já provaram que foram aprovados pela população. “A ideia do deck foi maravilhosa e eu gostei muito”, diz Raquel Trindade. Ela, que mora no mesmo lugar em que o pai, Solano, recebia amigos, fazia arte e trabalhava em defesa do negro, viu o bairro crescer e ganhar mais infraestrutura. Informa que, infelizmente, adolescentes e jovens têm andado de skate sobre a madeira, danificando-a, e há pichações.
“Este deck aqui a gente cuida como o quintal da gente”, acrescenta a artista, enquanto pinta mais uma obra no novo e aconchegante espaço na frente da sua casa, o que gosta de fazer especialmente quando o dia está ensolarado. “As famílias se encontram, trazem as crianças. Sempre que faz um solzinho, eu pinto e leio no deck também. É muito bom ficar aqui”, afirma. Conversar com vizinhos, rever e fazer novas amizades são atitudes comuns não só de Raquel, mas de outros moradores da rua e região, que são vistos no dia-a-dia usando o equipamento.
Raquel Trindade acompanhou bem de perto a construção da sede do Teatro Solano Trindade, a obra de limpeza e preservação do rio que passa pela rua São Paulo, partindo da antiga fonte da cidade, e agora dos decks, todas obras realizadas na gestão do prefeito Prefeito. Reivindica uma pista de skate para os meninos do Santa Luzia: “O Parque Rizzo é muito longe pra eles, que acabam vindo aqui para o deck, estragando a madeira”. Embu das Artes conta com uma pista de skate no Jardim Santo Eduardo e duas em construção na Praça da Juventude (São Marcos) e na Praça de Esportes e Cultura (Colégio). No Parque Rizzo será construído Circuito de Skate.
Trajetória de 40 anos
Escritora, artista plástica, coreógrafa e folclorista, fora do deck, Raquel Trindade tem realizado importante trabalho no comando da terceira geração do Teatro Solano Trindade, que comemora 40 anos e terá programação especial de aniversário a partir de julho.“Essa é só a minha parte, né. A do papai são mais 50 anos”, diz.
O trabalho que desenvolve no teatro e no curso Identidade Cultural Afro-brasileira (Icab), de história do negro, que começou em 2009 e que desde 2013 é realizado em convênio com a Prefeitura e Universidade Federal Paulista (Unifesp), levou-a a receber prêmios. No curso do Icab conta com os netos Marcelo Tomé, Zinho, o filho Vitor Trindade, Manoel e Adailton Jacobina, na música, e a dançarina Ciça.
Foi condecorada em 2012 com a Ordem do Mérito Cultural, pela Presidência da República. Em 2014, recebeu o Prêmio Benedicto Galvão, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, por seu trabalho pela cidadania. Foi convidada neste ano para participar do Conselho do Museu Paulista (Ipiranga), pela Universidade de São Paulo (USP).
O projeto
A construção dos decks da rua São Paulo são a etapa final da Fase II das obras do Parque Linear na região e está sendo realizada pela Prefeitura de Embu das Artes com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). Além da rua São Paulo, o projeto inclui as vias Elias Yazbek, Padre Belchior de Pontes, Paulo do Vale, Andronico dos Prazeres Gonçalves, São Luís, Matões e Jacinta Ribeiro Mei, com praças, iluminação, ampliação da rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e outras ações. Foi elaborado, apresentado e debatido com a população, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.