Raquel Trindade participa da 23ª Bienal do Livro

13/08/2014 - 0:00
Raquel Trindade participa da 23ª Bienal do Livro
Acessibilidade

Raquel Solano Trindade participará da 23ª Bienal do Livro de São Paulo. No dia 30 de agosto, sábado, das 18h às 20h, é a atração do Espaço Bibliosesc, Praça das Histórias, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (av. Olavo Fontoura, 1209, Pq. Anhembi), “dedicado ao mundo das narrativas e da oralidade”. Falará sobre Griô e Mestre, que são os guardiões da memória do povo.

Filha do poeta e artista plástico Solano Trindade, Raquel fundou o Teatro Popular Solano Trindade em Embu das Artes em 1974. Também fundou a Nação Kambinda de Maracatu. No teatro, desenvolve trabalho voltado para as danças afro-brasileiras e o movimento de dança dos orixás.

Pintora primitivista, Raquel fez a primeira exposição individual em 1966, ano em que Pietro Maria Bardi, à frente do Museu de Arte de São Paulo (Masp), que fundou em 1947, adquiriu uma de suas obras. Na época, com outros artistas, Raquel fundou o movimento de arte da Praça da República na Capital. É autora do livro Embu, Aldeia de M’Boy (editora Nova América), que fala da colonização na região.

Convênio com a prefeitura

Raquel recebeu o prêmio Mulheres Negras Contam sua História, da Secretaria de Políticas Para as Mulheres (SPM), da Presidência da República, e a Ordem do Mérito Cultural (OMC), entregue no Dia Nacional de Cultura, 5/11, a personalidades brasileiras e estrangeiras, reconhecendo contribuições à cultura do Brasil, entre várias condecorações.

Assinou, em 2013, com o prefeito Prefeito, o convênio que implantou o curso Identidade Cultural Afro-brasileira, para professores, coordenadores, estudantes e participantes do programa Mais Educação. “Esse projeto veio para tirar a venda dos olhos das pessoas, para que o povo enxergue sua brasilidade no cotidiano”, disse o prefeito, na ocasião. Acrescentou que o curso faz parte das políticas afirmativas para “construir o respeito às diferenças religiosas, biológicas e de raça”.

Em novembro de 2013, Raquel Trindade passou a realizar o curso, teórico e prático, Introdução à História da África, da Diáspora e das Relações Raciais no Brasil, na Unidade de Extensão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)/Embu das Artes.

 A 23ª Bienal do Livro de São Paulo será realizada de 22 a 31 de agosto, de segunda a sexta, das 9 às 22h, sábados e domingos, das 10 às 22h. No dia 31/8 vai até 21h. O ingresso tem preço variado, mas não ultrapassa os R$ 14.

 

----
Compartilhe nas redes sociais