Em linguagem circense, porém com apresentação de dança e teatro, Reciclópolis é um espetáculo dirigido aos pequenos, mas que transmite a crianças e adultos um alerta quanto à preservação da natureza. A apresentação da peça faz parte da programação do Mês da Criança, oferecida pelo Governo de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Será apresentada nesta sexta-feira, 17/10, às 15h, no centro Cultural Santo Eduardo (rua Iva, 100). A entrada é gratuita.
Noventa estudantes da Escola Municipal Maria Josefina de A. Carvalho-Azteca, no Jardim Taima, acompanhados de educadores, assistirão à peça, mas há lugar para mais crianças e adultos no teatro do centro cultural. O espetáculo, de 75 minutos, para crianças a partir de 3 anos de idade, é criado e dirigido por Ricardo Maia (Circo Roda), que recorreu ao malabarismo, à acrobacia e às brincadeiras circenses, à música clássica em ritmo eletrônico, para falar de preservação do meio ambiente. No vilarejo os reciclopolitanos cultivam organicamente os alimentos em quintais agroflorestais, nos quais as plantas compartilham a água, a luz e os nutrientes. Tem ainda o cientista Recicleinstein, que chama atenção para mares, praias, ilhas, montanhas, cachoeiras, florestas e busca soluções para o desmatamento, o desperdício, a violência e o lixo.
A apresentação do espetáculo em Embu das Artes é resultado de parceria com a Desinfetante Bufalo, que patrocina a peça, com realização de Ricardo Mais Produções e Instituto Paulo Kobayashi.