Reforma da Praça dos Moraes

05/06/2009 - 0:00
Reforma da Praça dos Moraes

Iluminação, construção de calçadas, brinquedos e parque, troca de bancos, mesas e lixeiras, colocação de gradil de proteção, reforma da quadra de esportes, que vai ganhar cobertura e iluminação, academia pública e novos canteiros de flores. Quando a Praça Antônio dos Santos Batista, que ficou conhecida como Praça dos Moraes, na rua Bolívia, no Jardim dos Moraes, estiver pronta terá tudo isso e “o bairro vai ficar mais alegre”, como adiantou o secretário de Desenvolvimento Urbano Geraldo Juncal Júnior. Ele explicou o projeto da praça à comunidade, que compareceu à Escola Municipal Elza Marreiro, perto da praça, em 30/5, e aplaudiu entusiasmada. A reforma será iniciada neste mês.

Na visão do prefeito de Embu das Artes, Prefeito, oferecer lazer à população contribui para a sua melhor qualidade de vida: “Durante o meu mandato vou reformar todas as praças. Elas têm de ser bonitas, organizadas e iluminadas para mais segurança, para que as pessoas possam fazer exercícios na academia e caminhadas”, disse. Adiantou que cinco academias serão implantadas nas praças da cidade e a da Praça dos Moraes é uma delas. Para a moradora do bairro Vanessa de Jesus Simões, a praça reformada será um espaço valioso para o filho Pablo Henrique, de 4 anos: “Assim vai ser bom, né. Aí posso levar ele lá pra brincar no parquinho, que não tem aqui”.

Adultos e idosos também precisam da praça para afastar estresse e doenças, por meio de exercícios e caminhadas, como lembrou o prefeito. “O que também temos que fazer é evitar que o povo fique doente”, disse. O Centro de Referência do Idoso (CRI), da Secretaria de Participação Cidadã, contabiliza bons resultados nos programas de caminhadas e ginástica gratuitos e abertos à população. Não há estatísticas, mas nos grupos de terceira idade a recuperação ou manutenção da vitalidade é visível, garantem instrutores.

Apontam para pessoas como João Cabral, 81 anos, morador do Jardim Magali, que há cinco anos participa de caminhadas do CRI do seu bairro e hoje só vai ao médico para verificar índices de diabetes e pressão. “Faço caminhadas e exercício e me sinto muito melhor. Antes tinha dores nas articulações e vivia no médico. Quando comecei, não conseguia esticar a perna, não suspendia o braço, com dor. Hoje estou bom, já levanto a perna e os braços e a pressão só de vez em quando sobe um pouquinho porque não faço regime, como de tudo”, diz. O pessoal do CRI o considera um de seus melhores exemplos de que é possível promover saúde com esporte e lazer – e reduzir o custo saúde, como acredita o prefeito.

No encontro, Prefeito comunicou à população outros projetos destinados ao bairro, incluindo obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O vereador João Leite declarou que o projeto da praça tem o apoio da Câmara Municipal e que se a verba de R$ 150 mil, pleiteada pelo deputado federal Jilmar Tatto (PT), em Brasília, demorar a chegar servirá para a cobertura da quadra. Jilmar foi representado no encontro por sua assessora Inalda Ferreira.Também estavam presentes os vereadores Júlio Campanha e José Carlos Proença e líderes comunitários.