Ao som de “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, alunos da Escola Municipal Iodoque Rosa abriram a Plenária do Orçamento Participativo da região 15, no sábado, 12 de junho. A tarde gelada espantou a comunidade, mas mesmo assim o evento foi produtivo e contou com a participação de 32 pessoas interessadas em discutir as prioridades para o seu bairro. Os assuntos mais comentados foram saúde e saneamento básico, além da reforma da escola Iodoque, que acabou sendo uma das demandas eleitas.
Segundo o prefeito Prefeito, o contrato com a Sabesp só será renovado quando a empresa apresentar um plano de saneamento básico para a cidade. “Vou criar uma agência para fiscalizar a Sabesp porque ela tem de fazer a coleta e também o tratamento do esgoto, inclusive da água servida, e o morador será obrigado a fazer a ligação” – disse o prefeito. Sobre as reclamações na área de saúde, Prefeito ressaltou que contratou mais de 20 médicos no ano passado e que o governo municipal paga o maior plantão da região. “A nossa meta é ter um posto de saúde em cada uma das 20 regiões do OP. Vamos construir mais quatro postos e um pronto-socorro até 2012”- afirmou. Ele frisou que é importante que as pessoas registrem denúncia na Ouvidoria da Prefeitura, caso sejam mal atendidas por algum médico ou funcionário das unidades de saúde. “Educação não tem nada a ver com o salário. O que vale é o compromisso com a população” – declarou. O prefeito também anunciou que está contratando uma outra empresa de manutenção para que o problema da falta de iluminação em alguns pontos da cidade seja resolvido no prazo de 30 dias.
Silvino Bomfim, presidente da Câmara Municipal, reforçou o compromisso com a comunidade de acompanhar o andamento das demandas apresentadas. A vereadora Ná, bem como o secretário de Participação Cidadã, Pedro Pontual, e os secretários adjuntos Carmelinda Silva (Obras, Edificações e Orientação Urbana) e Laudelina Carneiro (Saúde), além de Nilraci Gomes, representando a Secretaria de Trânsito e Transporte, acompanharam o evento.
As ações previstas para a região 15, em 2010, são: construção do Terminal de Ônibus do Engenho Velho, com lanchonete, banheiro, guarita para fiscais e acesso ao Parque do Lago Francisco Rizzo; recapeamento e construção de baia de ônibus e estacionamento nas estradas dos Orquidófilos e Duque de Caxias; instalação de academia pública na estrada dos Orquidófilos; construção de sarjetão na rua Raposo Tavares e implantação da Sala de Apoio ao Estudante Deficiente na Escola (Saede), na Iodoque Rosa.
Chácara Lidia
Joe Kallif
Engenho Velho
Lucia Helena Lacerda
Rosangela Aparecida Luciano Damásio
Jose Antonio Martins
Mascarenhas
Maria Gomes Ferreira
Vanessa Alves dos Santos
Isaltilemo Leme dos Santos
Demandas
Construção de UBS
Reforma da E.M. Iodoque Rosa
Implantação de uma base da GCM
15/06 – 19h – região 4 (Fátima) – Escola Municipal Reynaldo Ramos da Gama
19/06 – 16h – região 20 (Ângela/Batista) – Escola Estadual Jardim da Luz