O Governo municipal de Embu das Artes avança mais uma vez na discussão das questões étnicos raciais na cidade. Ontem, 21/3, o Centro Cultural Mestre Assis do Embu abriu as portas para receber a prof. Dra. Renê Reis para a palestra sobre as representações étnicas na educação.
O evento reuniu autoridades como os secretários Paulo Vicente dos Reis (Educação) e Silvino Bomfim (Esportes e Lazer), a artista e estudiosa Raquel Trindade, o presidente da Associação Federativa dos Templos de Umbanda e Candomblé de Embu das Artes (Afucea), Alexandre de Ogun, e a assessora de Igualdade Racial Marisa Araújo.
O secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, agradeceu a presença dos participantes e ressaltou a preocupação do Prefeito Prefeito em trazer a temática racial para o debate. Segundo ele, o objetivo da atual gestão é estar sempre à frente nas discussões: “Levar as questões raciais até a escola, trazê-las para debate não é apenas uma questão de cumprir leis. É o resgate de uma dívida que o País tem com a população negra”.
Em contrapartida, Renê Reis revelou satisfação em conhecer Embu das Artes: “Estou muito feliz por estar num lugar que eu sempre quis conhecer e por poder dividir este momento com a Raquel, mulher que eu sempre admirei”.
Em sua argumentação, Renê Reis levantou aspectos como construção social, sistema de representações e a questão das diferenças raciais, sociais e culturais. A palestrante introduziu o tema à plateia por meio de exemplos e definições: “A representação está no que é vivido. O pensamento é construído em cima daquilo que já ocorreu. A educação carrega, até hoje, a velha mentalidade escravocrata”.
Renê também pontuou sobre a função da escola e defendeu: “A escola abriga, traz para si todas as prescrições por meio da força simbólica, da representação. Trabalha de maneira dupla, ao mesmo tempo em que transmite, falsifica o saber. Mas, nesse desequilíbrio, na ambiguidade, ela opera a mudança”.
A categorização e a valorização das pessoas por suas características físicas e sociais, bem como o funcionamento social também foram abordados. Após a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir exemplares do livro “A Representação Étnica na Educação”, escrito pela palestrante. A noite foi encerrada com sessão de autógrafos.