Restaurante Popular: cardápio de hoje

28/01/2014 - 0:00
Restaurante Popular: cardápio de hoje

O Restaurante Popular de Embu das Artes Josué de Castro (rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114), um investimento de R$ 1,75 milhão, é um projeto desenvolvido pelo Governo da Cidade de Embu das Artes em parceria com o governo federal. Além da média de mais de 1.200 refeições oferecidas diariamente, dele também saem marmitex que são levadas a pessoas que trabalham nas ruas, cumprindo tarefas da Secretaria de Serviços Urbanos. Carro próprio vai até o posto de trabalho, monta mesa com bancos, sob toldo, para que os trabalhadores façam a refeição.

A sede, que ocupa área de 800 m² ao lado da prefeitura, é local agradável, arejado e limpo. A refeição é saudável, preparada com produtos de qualidade e uso de equipamentos modernos. Diariamente, 110 kg de arroz, 45 kg de feijão, 70 kg de verduras, 100 kg de guarnição, 200 kg de carne compõem pratos saborosos. O suco (260 litros diários) é natural e a sobremesa (1.400 porções por dia) faz parte do pacote de apenas R$ 3.

A cozinha balanceada já provocou mudança de hábito em parte dos frequentadores. Em cinco meses de funcionamento, algumas pessoas que antes cobravam mais frituras e carnes gordas aderiram ao prato light, com legumes e verduras. O restaurante é frequentado por um público heterogêneo, além daquele que é o principal foco do projeto (morador de rua, aposentados, desempregados). Surpreendeu a direção o alto número de jovens, estudantes, e famílias.

Administrado pela Prefeitura de Embu das Artes em parceria com a Cooperativa de Alimentos de Embu Uniart & Sabor, que surgiu a partir de incubadora municipal de cooperativas, o Restaurante Popular abre de segunda a sexta, às 11h. Fecha ao servir as mais de 1.200 refeições, com prazo máximo previsto até as 14h. Tem cardápio com nutrição balanceada, elaborado por nutricionistas. Veja a seguir e confira:

Cardápio do dia 2/4

Arroz
Feijão
Filé de frango grelhado
Suflê de cenoura
Salada de acelga
Doce pronto
Suco de acerola

Cardápio sujeito à alteração.

Restaurante Popular Josué de Castro
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114