Reza do terço inicia celebração da Santa Cruz

05/05/2009 - 0:00
Reza do terço inicia celebração da Santa Cruz
Acessibilidade

O dia de Santa Cruz, comemorado em 3/05, teve a reza do terço e instalação do mastro marcando o início das festividades, na capela da família Cachoeira, no bairro Água Morna, no Embu das Artes. Festeiros, violeiros e rezadeiras se reuniram para a dança de adoração à Santa Cruz e do chimarrete em meio à comunidade. Os fiéis, orientados por dona Noêmia Cachoeira, acompanharam a cerimônia com palmas e saudações, e depois compartilharam comidas e bebidas tradicionais. O secretário de Cultura, Paulo Oliveira, esteve no local e acompanhou o evento.

A capelinha foi fundada em 1945, por dona Elisia Cachoeira, falecida em 2007. Ela ganhou uma imagem de Santo Antônio de uma vizinha que mudou de religião e resolveu se dedicar mais à devoção, construindo a capela para reunir os católicos. Com o passar dos anos, dona Elisia foi se tornando a coordenadora do grupo de dança dos adoradores da Santa Cruz. Ela acompanhou a procissão e as festividades no Cruzeiro até os 98 anos de idade.

O grupo, agora comandado pela filha Noêmia Cachoeira, continua em preparação para a festa popular que acontece entre 15 e 17 de maio, no mirante do Cruzeiro, com participação de festeiros de outras cidades e de atrações como o cantor Renato Teixeira.

----
Compartilhe nas redes sociais