O encerramento da II Semana Lítero-Cultural (SELIC) contou com a ilustre presença do bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Lobato. O evento que foi realizado pelo Departamento de Cultura da Prefeitura de Embu, aconteceu na quarta-feira, 30/4, no Centro Cultural de Embu.
Como parte da programação do dia, Ricardo Lobato visitou o museu do Índio onde conheceu um pouco mais sobre a cultura indígena. Em homenagem a seu bisavô, foram recitados e interpretados pelos artistas embuenses trechos de algumas obras do escritor.
Ricardo disse que achou interessante a preocupação da cidade em relação à cultura. E em agradecimento ao município, entregou uma bibliografia de Monteiro Lobato, Furacão na Botocúndia. Esta obra apresenta as múltiplas facetas artísticas, empresariais e políticas do maior escritor infanto-juvenil brasileiro. Fruto de pesquisas em arquivos da família, museus e bibliotecas, traz documentos e imagens inéditas, revelando aspectos menos conhecidos pelo público.
O evento que começou no dia 23 de abril, teve como objetivo principal agregar os movimentos culturais, fazer com que haja uma aproximação maior dos artistas de Embu para que possam desempenhar ações conjuntas e ter uma integração maior. Durante a semana, os artistas foram até as escolas municipais e EJA´s para fazer exposição de obras literárias, música, saraus artísticos. Elas puderam durante a semana ter contato com artistas locais e com obras de artistas reconhecidos nacionalmente como é o caso de Monteiro Lobato. Acompanharam o evento a secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Maria Inês Araújo Alvarenga e o vereador Manoel Raymundo. “É importante que nossas crianças conheçam melhor a cultura brasileira, pois é muito importante para a formação escolar de cada uma delas”, ressaltou Maria Inês.
A realização da II SELIC é um exemplo da preocupação da Prefeitura em incentivar e dar a devida importância a cultura e os artistas locais, que fazem parte da história da cidade.