Quatro agentes de viagem, dois técnicos e três agentes públicos, incluindo o secretário de Turismo, do Governo de Embu das Artes, Valdir Barbosa, realizaram, em março, visita de inspeção técnica do Roteiro Turístico Regional, que inclui Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Cotia, e que deverá ser lançado ainda neste ano.
O projeto, iniciado no ano passado, tem como proposta incrementar o turismo receptivo, com um programa para todos os públicos e com preço acessível. O roteiro, de um dia, inclui visitas a importantes atrações turísticas das três cidades, com saída e retorno ao Centro Histórico de Embu das Artes. Os dados colhidos durante a visita técnica estão sendo analisados pela equipe, que fará os acertos finais necessários, computando tempo, percurso e locais de visitação.
A data de lançamento do roteiro, ou dos roteiros, já que o inicialmente pensado pode ser desmembrado, para maior aproveitamento dos equipamentos, não está definida, mas deverá ocorrer ainda neste ano. O roteiro da visita técnica incluiu Centro Histórico e seus equipamentos, Parque Francisco Rizzo e Espaço Terra e sede dos Obreiros, em Embu das Artes, Parque da Represinha e Templo Kinkaku Ji, em Itapecerica da Serra, Templo Zu Lai, em Cotia.
Foram percorridos 69 quilômetros, de perua, com passagem pela Régis Bittencourt (BR116), Raposo Tavares, Rodoanel e outras estradas locais de cada cidade. O percurso previsto de 50 minutos foi finalizado em 45 minutos, concluindo cerca de 6 horas de passeio.
LOCAIS DE VISITA
Embu das Artes
CENTRO HISTÓRICO: Museu de Arte Sacra, Capela de São Lázaro, Praça de Alimentação, vielas históricas, antiquários, galerias de arte, calçadão com bancas de arte e artesanato, Centro de Informação ao Turista (CAT), Centro Cultural Mestre Assis, Largo 21 de Abril, coreto, restaurantes, bares e Feira de Arte e Artesanato nos fins de semana e feriados.
PARQUE FRANCISCO RIZZO: lago com cisnes e peixes, ampla área de recreação, pista de cooper iluminada, espaço para convenções, brinquedoteca, biblioteca, viveiro de plantas e posto de coleta de reciclados, Projeto Sustentabilidade.
ESPAÇO TERRA E SEDE DOS OBREIROS: meio de hospedagem bem equipado, instalado em lugar aconchegante.
Itapecerica da Serra
PARQUE DA REPRESINHA: trilhas, trecho de madeira elevadiça sobre várzea, área para piquenique, trilha circular, educação ambiental e mirante, com uma bela vista de 360 graus da mata.
TEMPLO KINKAKU JI: ou Templo do Pavilhão Dourado japonês, de Quioto, do século 14, com cinerário, lago com carpas, bonito visual e jardins com ponte sobre o lago, bonsais, nascentes, ampla área verde e sala de meditação.
Cotia
TEMPLO ZU LAI: é o primeiro do monastério budista Fo Guang Shan na América Latina, sede da Associação Internacional Luz de Buda (Blia), com esculturas de budas, jardins, áreas de lazer, restaurante, café, loja, amplo espaço de recreação para crianças e adultos, feira sustentável no fim de semana.
OUTRAS AÇÕES
O programa desenvolvido pelo Governo de Embu das Artes, em parceria com operadoras e agências de viagens, é uma das diversas ações para desenvolvimento do turismo que vêm sendo realizadas, a exemplo do projeto de divulgação da cidade, em parceria com o Ministério do Turismo, a construção da Rodoviária, a criação da Praça de Alimentação, revitalização e iluminação de praças, o lançamento recente da Feira Livre Noturna, o aprimoramento e a instalação de centros culturais e tantos outros.