Comissão organizadora receberá obras nas categorias: escultura, pintura, gravura e outros segmentos (vídeo, fotografia, performance, arte conceitual e intervenções urbanas)
Com a proposta de retomar seu papel referencial no circuito das artes visuais e resgatar a tradição de Embu das Artes (SP) no segmento, o salão de artes da cidade voltará a ser realizado este ano, após ter sua trajetória interrompida em meados da década de 1990.
Agora rebatizado como Anuário Embu das Artes – Salão de Artes Plásticas, o evento atinge sua 27ª edição e será realizado entre os dias 10 de setembro e 21 de novembro, no Centro Cultural Mestre Assis, numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Embu das Artes, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura.
As inscrições para artistas e obras serão recebidas de 21 de junho a 5 de agosto. Os interessados devem obter a ficha de cadastro através do site da prefeitura e entregá-la, juntamente com o material artístico, pelo correio ou ainda diretamente na Secretaria de Cultura do Município.
O Anuário Embu das Artes- 27° Salão de Artes Plásticas receberá obras nas seguintes categorias: escultura; pintura; desenho; gravura e outros segmentos (vídeo, fotografia, performance, arte conceitual e intervenções urbanas). Cada artista pode inscrever três obras em cada modalidade. O formato foi ampliado para comportar novas linguagens artísticas, contemporâneas e inéditas.
A seleção das obras será feita nos dias 11 e 12 de agosto, a partir das fotos, projetos ou dossiês enviados. A Comissão de Seleção e Premiação é formada pelos críticos de arte Katia Canton, Oscar D’Ambrosio e Paulo Klein. O melhor trabalho recebe o prêmio “Embu das Artes” e R$ 20 mil. Os três primeiros colocados em cada categoria também serão premiados.
Outra novidade desta edição é o programa de Bolsa Residência, onde os artistas contemplados pela Comissão vão dispor de um local de pesquisa e criação para desenvolvimento de projeto artístico, com subvenção para mostra ou evento relacionado à produção artística criada durante o período da residência, que tem duração de três meses. Serão acolhidos três artistas por ano.
“Artistas de todo o Brasil poderão submeter seus trabalhos a profissionais que projetam a arte para as grandes galerias”, afirma Paulo Oliveira, Secretário de Cultura de Embu.
A comissão de artistas composta por Gaíga, Renato Gonda, Raquel Galena, Z’Figueiredo, Wanderley Ciuffi, Raquel Trindade, Álvaro Franklin, Tônia do Embu e Paulo Dud, alguns deles ligados às origens do salão, trabalha ao lado da equipe técnica para resgatar o caráter mais autêntico das edições que consagraram o Salão, nos anos 1960 e 1970.
Inscrições:
21 de junho a 5 de agosto.
Formulário de inscrição preenchido, datado e assinado (disponível no site http://www.embu.sp.gov.br/ ou no Centro Cultural Mestre Assis, no Largo 21 de Abril, 19 – (Centro).
As fichas de inscrição deverão ser entregues ou remetidas a Secretaria de Cultura, à Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 – Centro.
Exposição:
10 de setembro a 21 de novembro.
Local: Centro Cultural Mestre Assis
Endereço: Largo 21 de Abril, 19 – (Centro) – Embu das Artes (SP)
Mais informações:
Secretaria Municipal de Cultura
Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 – Centro
Tel: (11) 4785-3562/ Fax 4704-5353