SAMU realiza treinamento para atender a múltiplas vítimas

10/01/2024 - 9:31
SAMU realiza treinamento para atender a múltiplas vítimas
Foto: Equipe SAMU/ Embu das Artes

Visando melhorar o atendimento, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Embu das Artes realizou na última semana mais um treinamento. A ideia é agilizar o atendimento sempre mantendo a excelência.

Desta vez o treinamento foi um simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) numa colisão entre veículos. Aproximadamente 50 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas e motoristas participaram da ação.

Em caso de múltiplas vítimas, o atendimento é classificado por gravidade, sendo usadas lonas nas cores verde, amarelo, vermelho e cinza, uma para cada grau de emergência.

A ação mostrou que a partir de três vítimas, dependendo da necessidade, outros órgãos podem ser acionados como a Guarda Civil Municipal (GCM), secretarias municipais, Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Militar, etc..

Quando Chamar o SAMU 192?

O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização.

Em seguida, as chamadas são remetidas ao médico regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário. As ambulâncias são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.