O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Regional Embu das Artes recebeu a “Qualificação” do Ministério da Saúde (MS), conforme a portaria nº 2.413, de 19/10/2012, o que garante maiores recursos, beneficiando a população das cidades de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba.
Lançada esse ano, a portaria 1.010 de 21 de maio de 2012 tem o objetivo de garantir uniformidade, qualidade, organização eficaz e o desempenho ideal do serviço prestado. Sendo assim, o SAMU “Habilitado”, que já está em funcionamento, se torna “Qualificado”, desde que atenda aos requisitos exigidos.
Na prática, a portaria irá assegurar não só maiores aportes financeiros, mas aperfeiçoará a assistência prestada, com novos equipamentos e uma equipe mais preparada para os atendimentos, independente da sua complexidade. Além disso, qualquer pessoa que ligar no “192” terá sua conversa gravada de forma eficiente e sigilosa, podendo ser revista quando necessário. Outra vantagem é que a Central contará com um médico 24h por dia para orientar no atendimento de casos mais graves.
Dessa forma, será possível estudar as informações, mapear os atendimentos e elaborar ações que proporcionem menor tempo resposta das ambulâncias, bem como, ações de prevenção e de conscientização junto à população.
A coordenadora geral do SAMU Regional Embu das Artes, Renata Lamana, comentou sobre o esforço de todos para que ocorresse o reconhecimento. “Somos o primeiro SAMU “Qualificado” do estado de São Paulo e um dos mais recentes do País, o que demonstra o excelente trabalho que os cinco municípios envolvidos vêm desempenhando”, destacou.
Requisitos exigidos para a Qualificação:
1 – Apresentar um documento do gestor de saúde solicitando custeio diferenciado para a Central de Regulação das Urgências, para as Bases Descentralizadas e/ou para a Unidade Móvel;
2 – Toda a Central de Regulação Médica deve ser informatizada, utilizando um software específico, que garanta a gravação de todas as informações, seja através do telefone 192 ou dos rádios de comunicação utilizados pelas equipes;
3 – Apresentar um relatório de Capacitação Permanente dos profissionais vinculados ao componente SAMU 192 (seja das ambulâncias ou da Central de Regulação), com carga horária e conteúdo programático do Curso de Capacitação do MS, realizado em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC);
4 – Ter um Plano de Ação Regional de Atenção às Urgências e uma grade de referência atualizada, contemplando todos os serviços envolvidos.