O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional Embu das Artes “Panerácio Tonolli Júnior” completa 10 anos de atividade nesta sexta-feira, 30 de julho. Com sede no Jardim Magali e funcionando 24 horas por dia para salvar vidas, contabiliza mais de 300 mil atendimentos desde a sua inauguração. Além de Embu das Artes, o órgão atende mais quatro cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo: Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço. Juntas, elas possuem quase 600 mil habitantes.
Primeiro Samu do Brasil a receber o status de “Qualificado” do Ministério da Saúde, atestando a qualidade do seu serviço prestado, possui uma equipe com 190 profissionais, que passam por capacitação periódica, dentre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, socorristas, administrativos, operadores de rádio e técnicos auxiliares de regulação médica. A formação também se estende aos servidores da Prefeitura. Só nos últimos dois anos, mais de 2.200 profissionais de diversas áreas de atuação se capacitaram por meio do Núcleo de Educação Permanente.
Ao longo dos anos, o Samu Regional Embu das Artes tem conquistado o respeito da população, que está mais consciente sobre a importância fundamental do serviço. Prova disso é a redução do número de trotes. Segundo o coordenador do Samu, Henrique Sávio Silva Macedo, atualmente, das cerca de 300 ligações diárias recebidas, 1% é chamada falsa. Ele também afirma que os chamados de socorro mais frequentes são por causa de episódios de falta de ar, desmaio, pressão alta, diabetes, dor no peito e parada cardiorrespiratória.
As ligações para o Samu (192) são gratuitas e podem ser feitas de qualquer telefone, fixo ou celular. Ele deve ser acionado somente em situações que representam risco de sequelas graves ao paciente ou em risco de morte.