Samu Regional Embu das Artes já realizou mais de 148 mil atendimentos

03/08/2017 - 15:59
Samu Regional Embu das Artes já realizou mais de 148 mil atendimentos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional Embu das Artes “Panerácio Tonolli Júnior” completou 6 anos de atividade no domingo, 30 de julho. Inaugurado em 2011 e com sede no Jardim Magali, contabiliza mais de 148 mil desde a sua inauguração. O órgão atende Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço, cidades que possuem juntas mais de 500 mil habitantes.

O Samu Regional Embu das Artes foi o primeiro do Brasil a receber o status de “Qualificado” do Ministério da Saúde, o que atesta a qualidade do seu serviço prestado. Seu modelo é inspirado na França, favorecendo o trabalho em equipe, hoje composta por mais de 100 profissionais qualificados, que passam por capacitação periódica, dentre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores,  administrativos, operadores de rádio e técnicos auxiliares de regulação médica.

O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel, e funciona 24 horas por dia. Seja um cidadão consciente. Trote é crime e pode custar uma vida.

Quando chamar o SAMU?

Ele deve ser acionado em situações que representam risco de sequelas graves ao paciente ou em risco de morte. Veja exemplos:

Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
Em casos de Intoxicação exógena;
Em caso de queimaduras graves;
Na ocorrência de maus tratos;
Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
Em casos de tentativas de suicídio;
Em crises hipertensivas;
Quando houver acidentes/trauma com vítimas;
Em casos de afogamentos;
Em casos de choque elétrico;
Em acidentes com produtos perigosos;
Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.