Saúde disponibiliza testes gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatites B/C

Sandra Martins
01/12/2022 - 16:38
Saúde disponibiliza testes gratuitos de  HIV, Sífilis e Hepatites B/C
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde inicia hoje a campanha “Fique Sabendo”, com testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B/C. Os testes são rápidos, gratuitos e sigilosos.

Os interessados poderão comparecer de 1 a 7/12 em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde para realizar as testagens. Dias 10 e 11/12, os testes podem ser feitos no Pq. Francisco Rizzo.

A data de início foi escolhida por hoje ser o Dia Mundial de Combate à Aids que tem como função primordial alertar toda a sociedade sobre a doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.

O que é Aids?

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado.

A Aids é uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza. Assim sendo, não se morre de Aids, morre-se das complicações geradas pelas doenças oportunistas

O que é Sífilis?

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação, podendo evoluir para aborto, graves sequelas ao recém-nascido até mesmo óbito. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal é fundamental pois viabiliza o diagnóstico e tratamento adequado, evitando assim a transmissão para o recém-nascido.

O que são Hepatites B/C?

É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão. 

Serviço:

Campanha “Fique Sabendo”

De 1 a 7/12, das 8 às 16h em todas as Unidades Básicas de Saúde

Dias 10 e 11/12, das 8 às 16h no Pq. Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320, próximo à rodoviária)

Levar RG, CPF e Cartão SUS

----
Compartilhe nas redes sociais