Programa / Serviços:
• Atendimento aos problemas de saúde da população adulta/ idosa, em todas as unidades de saúde do município.
• Programa de Educação Permanente para os médicos, visando a atualização e reciclagem contínua dos profissionais que atuam na rede.
Enfoque principal do Programa de Saúde do Adulto no Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus e suas complicações, através das seguintes ações:
• Prevenção e Promoção da Saúde ao meio de atividades em grupo e palestras, onde são abordados: orientação nutricional, mudança de hábitos de vida, atividade física, orientação sobre medicamentos e atividades recreativas;
• Atendimento médico: em consultas ambulatoriais com clínicos gerais e atendimento com especialistas conforme as necessidades.
• Atendimento em urgência e emergência nos dois pronto-socorros municipais (Central e Vazame) e encaminhamento para internação no Hospital Geral do Pirajussara, quando necessário;
Campanhas
Vacinação do Idoso
O município de Embu das Artes realiza a Campanha de Vacinação do Idoso (vacina Influenza/Gripe, Tétano e Pneumonia), desde o ano de 2001. É muito importante o comparecimento de todas as pessoas com 60 ou mais anos de idade para vacinação, pois a Influenza (popularmente conhecida como gripe) é uma das principais causas de complicações e internações em populações na faixa da terceira idade em todo o mundo.
Programe-se: a vacinação do idoso acontece na 2ª quinzena de abril. Os meses de abril e maio são importantes para o combate à Influenza (gripe) uma vez que nos meses mais frios (junho/julho/agosto) é quando a doença mais aparece.
As vacinas são gratuitas e não dão reação. Pesquisas comprovam que elas são altamente eficazes e seguras.
Por isso, a orientação é prevenir-se contra a Influenza (gripe), evitando complicações como a Pneumonia.
A gripe é uma doença infecciosa, transmitida de uma pessoa para outra por via respiratória com extrema facilidade, causando febre, coriza, tosse seca, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo.
Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal
O município de Embu das Artes realiza esta campanha, juntamente com a campanha de vacinação da gripe, desde o ano de 2001. Além da cárie dentária e doença periodontal, outras doenças acometem os tecidos duros e moles da boca, destacando-se, dentre elas, o câncer bucal, com prevalência estimada em 7% da população mundial.
Os principais fatores de risco para o câncer bucal são o vício de fumar, o consumo de álcool e exposição continuada à luz solar (risco para câncer de lábio).
O papel dos cirurgiões dentistas na prevenção e diagnóstico precoce dessa patologia é extremamente relevante, devendo os serviços de saúde, especialmente os do SUS, propiciar condições para tanto.
As unidades de saúde desenvolvem ações educativas e preventivas em Saúde Bucal, o exame acurado da cavidade bucal e tecidos adjacentes dos usuários, a eliminação de fatores irritantes locais, encaminhando para tratamento e/ou elucidando o diagnóstico na própria unidade básica de saúde.
Exames e encaminhamentos: Os dentistas realizarão o exame da cavidade bucal dos idosos que comparecerem à Unidade de Saúde para tomar a vacina contra gripe. Aqueles que apresentarem alterações dos tecidos bucais serão agendados para uma nova consulta. Numa segunda etapa serão realizadas: biópsias, tratamento cirúrgico, medicamentoso, conduta expectante, remoção de fatores traumáticos, entre outros.
Os pacientes poderão ter seu problema resolvido nesta segunda etapa. Para casos mais complexos, o paciente será encaminhado para o Hospital Geral do Pirajussara, para o Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho ou à Faculdade de Odontologia da USP, obedecendo a estruturação de um sistema de referência.