Saúde em Embu supera metas

06/04/2010 - 0:00
Saúde em Embu supera metas
Acessibilidade

A Secretaria de Saúde divulgou os indicadores da saúde de Embu em 2009 durante a audiência pública ocorrida na última terça-feira (23) na Câmara Municipal. Os dados apontam que as principais metas foram atingidas e até ultrapassadas. O destaque fica com a Atenção Básica, que superou a expectativa em mais de seis pontos percentuais dos 16% previstos para o ano. O valor também é maior se comparado com 2008 (19,43%) e 2007 (14,10%).

Outro dado que chamou a atenção foi do controle do câncer de colo de útero e mama. Foram mais de 18 mil exames, dois mil a mais do que o previsto.

As ações de Promoção de Saúde foram realizadas em mais de 80% das Unidades Básicas de Saúde. O valor representa um aumento de quatro pontos percentuais se comparado com 2008. Isso se reflete na queda da quantidade de internações por doenças como diabetes mellitus, que teve uma redução de quase 50%. A secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie, ressalta que “tem que investir em profissionais, mas também nos exercícios físicos e mudança de hábitos”.

Em 2009 foram gastos, no total, R$ 58,7 milhões na saúde, 32% mais que o previsto em razão das novas demandas da secretaria que requereram maior investimento. Mesmo assim, foi constatada a necessidade de investimento em médicos e enfermeiros, além de ações de acompanhamento pré-natal, que ainda apresentaram índices baixos em 2009. Mas a secretária de Saúde afirma: “em 2010, isso não vai se repetir em virtude das ações que consistem em, de fato, buscar as mulheres para fazer o acompanhamento clínico”.

----
Compartilhe nas redes sociais