Secretaria da Mulher celebra 3 anos no dia 8 de março

Daniela Karin
09/03/2022 - 12:45
Secretaria da Mulher celebra 3 anos no dia 8 de março

O Dia Internacional da Mulher, 8/3, também marca o aniversário de 3 anos da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Sob o comando da secretária Fernanda Rosário, o espaço tem sido fundamental no enfretamento à violência contra as mulheres. Ao longo desses anos, foram realizados mais de 60 mil atendimentos.

Em evento realizado na sede da Secretaria, no Jd. Arabutan, na terça-feira, Fernanda Rosário afirmou que as manifestações machistas acontecem todos os dias e que os homens precisam se incomodar mais com elas. “Somos contra o patriarcado, contra o machismo e a favor do feminismo”, ressaltou. A delegada titular da Delegacia da Mulher de Embu das Artes, Floralice do Carmo Nunes da Silva, também reforçou o pedido para que os homens levantem a bandeira das mulheres.

Presente à cerimônia, a juíza Tatiane Moreira Lima disse que é necessário ouvir, acolher e respeitar o protagonismo de vida de cada mulher, levando-se em consideração que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma mulher pode levar de 8 a 10 anos para sair de um relacionamento abusivo. A própria juíza já foi vítima de violência em 2016 durante uma audiência.

O vice-prefeito Hugo Prado prestigiou a festividade e destacou que “cada um de nós precisamos, diariamente, combater o bom combate, começando a transformação por nós mesmos”.

Marcaram presença os secretários municipais Rosana Almeida (Turismo), Maria Emília Calderoni (Trabalho e Emprego), Luiz do Depósito (Esportes e Lazer), Samuel Brasil (Desenvolvimento Social), Nelson Pedroso (Governo), Carlinhos do Embu (Cultura), Cristiano Maciel (Tecnologia), Núbia Cardoso (Amlurb), o comandante Oliveira da Guarda Civil Municipal; os secretários adjuntos Vanessa Silva e Maria Fernanda (Saúde), Marcelo Pessoa (Administração e Gestão de Pessoas), Alessandro Melo (Assuntos Jurídicos) e Everson Santos (Governo); os vereadores Gerson Olegário e Sander Castro; Gesson Nilton, presidente da OAB Embu das Artes; Conselho Tutelar; o artista Vitor da Trindade; servidores e a sociedade civil.

A celebração contou ainda com a apresentação do Quinteto de Metais, sorteio de brindes e um bolo de três metros de comprimento referente a cada ano de existência da secretaria. O Março Lilás segue com a programação durante todo o mês. Confira aqui.

Um grito de socorro

A artista sul-africana Nduduzo Siba foi uma das convidadas e falou da luta para continuar vivendo no Brasil. Acusada de tráfico de drogas em 2013, mesmo afirmando inocência, foi presa e cumpriu pena de quatro anos. Na cadeia, descobriu seu talento musical e, após sua saída, vem construindo uma carreira artística em São Paulo. Ela já se apresentou em palcos da rede Sesc e de outros circuitos musicais.

Segundo a artista, o trauma do cárcere ninguém vai tirar da cabeça dela, mas ela quer ter o direito de permanecer no País. “Eu sinto que o brasileiro tem vergonha de falar, mas eu não tenho. Os meus ancestrais construíram essa terra”, disse. Sobre o 8 de março, ela pede respeito todos os dias e deixou uma reflexão: “Por que a gente não cuida das nossas mulheres?”