Secretaria de Desenvolvimento Social e Outubro Rosa

18/10/2017 - 11:48
Secretaria de Desenvolvimento Social e Outubro Rosa
Acessibilidade

A Secretaria de Desenvolvimento Social no decorrer de todo este mês realiza as suas atividades chamando atenção das mulheres atendidas quanta à importância de um diagnóstico precoce e a prevenção ao câncer de mama.

OUTUBRO ROSA é um movimento que a cada ano ganha mais adeptos com o objetivo de levar conscientização, aumentando as chances de sucesso no tratamento.

Embora a doença esteja presente no ano inteiro, o mês de outubro foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo. Durante todo o período, é comum ver espaços e monumentos decorados e/ou iluminados com a cor.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população em geral.

O Centro de Referência da Mulher abraça esta causa, a fachada está decorada com laço rosa, funcionários utilizam laços rosa e as mulheres que adentram o espaço são conscientizadas quanto à importância dos exames preventivos.

Todas as segundas-feiras, das 09h30 às 11h00, são realizados grupos com mulheres que procuram o serviço do Centro de Referência da Mulher, e neste mês de outubro está sendo reproduzido um vídeo sobre a importância dos exames preventivos, direito da mulher ao descobrir a doença e abrimos uma roda de conversa esclarecendo e orientando em torno do tema. 

Informações importantes:

  • Nem sempre o câncer é palpável, portanto, o autoexame não dá a certeza de que o paciente não possui a doença. Realizar exames médicos periodicamente é imprescindível;
  • O exame mais confiável para a detecção do câncer de mama é a mamografia. O OMS recomenda que esse exame seja feito a partir dos 40 anos de idade;
  • Idade superior a 50 anos, maternidade tardia, tratamentos hormonais, histórico familiar e uso de álcool e cigarros são fatores de risco para o câncer de mama;
  • Entre as formas de prevenção da doença, recomendam-se alimentação saudável, realização de atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.
----
Compartilhe nas redes sociais