Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação apresenta balanço de ações

21/06/2018 - 9:31
Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação apresenta balanço de ações
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A Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação representada pelo Secretário Jones Donizette, apresenta o balanço oficial dos trabalhos realizados na pasta. Seguindo todas as diretrizes do Prefeito Ney Santos, chefe do Poder Executivo, todos os projetos e ações realizadas respeitam a legalidade e ganham destaque a publicidade e eficiência, três grandes princípios constitucionais da administração pública.

No início dos trabalhos as fusões da Tecnologia a Comunicação provocaram um choque de gestão na máquina pública e agregou valor a celeridade das decisões do governo. Em sentido amplo, as duas grandes frentes ganharam projetos exclusivos trazidos pelos servidores da secretaria o que potencializou o número de oportunidades internas e a valorização do servidor, que pode ser amplamente percebido pela reforma física dos espaços da Secretaria. Por se tratar de um organismo meio no governo e porta voz da comunicação e publicidade da Prefeitura, entende-se que a Secretaria, mesmo sendo uma pasta interna ela relaciona-se diretamente com o munícipe e o cidadão, através das redes sociais, comentários respondidos do portal oficial, e ainda os departamentos que compõem a Secretaria. Tanto a Ouvidoria Geral do Município, Disque Serviços e Telefonia atendem diariamente a população são assistidos de perto pela gestão do governo.

Com um ritmo de trabalho intenso da equipe, em 18 meses de gestão, foram realizados mais de 296 vídeos institucionais por uma equipe multidisciplinar. Outro número que impressiona os gráficos comparativos da região, refere-se a quantidade de artes gráficas e identidade visuais criadas ultrapassando a marca de governo de mais de 800 criações.

No Disque Serviços, foram abertos pelos munícipes mais de 3900 protocolos de atendimento e na Ouvidoria Geral mais de 1700 protocolos entre elogios, críticas, sugestões, denúncias e reclamações, direcionados e acompanhados de perto pela gestão da equipe.

No Jornalismo foram publicados mais de 1800 veiculações de conteúdo oficial, tornando-se um dos maiores portais jornalísticos da região. O Grande destaque de atendimento fica com a Telefonia. As Telefonistas recebem em média 2 mil ligações por dia que movimentam as informações institucionais do Governo. Não fica de fora os atendimentos da equipe de Tecnologia da Informação. Dividido em níveis de atendimento interno na prestação de serviços aos departamentos públicos em 18 meses registra-se mais de 13 mil atendimentos.

Frente a esses números espetaculares em produções a qualidade dos materiais são percebidos por outras cidades que regularmente visitam a Secretaria para copiar boas práticas criadas pelos trabalhos internos desenvolvidos pela equipe.

A redução de custos geradas na Secretaria são imensas. Dois exemplos ficam por conta dos projetos tecnológicos desenvolvidos pela Secretaria que dispensaram a contratação de empresas externas, como a MI Digital que reduziu drasticamente o uso de papéis em memorando e ofícios internos.Toda a ferramenta foi desenvolvida pela equipe de desenvolvimento de softwares da Prefeitura, ou seja, por servidores do Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação e não onerou os cofres públicos. Para termos uma ideia, uma solução inovadora dessa magnitude custaria mais de R$500 mil para a fazenda municipal. Estima-se que a solução reduza em 4 anos de governo mais de 50 eucaliptos e R$ 800 mil reais em economia de energia elétrica, uso de impressora como tinta e o tempo dos servidores, afirma a equipe de inteligência do governo. Até aqui mais de 3 mil documentos que seriam impressos em diversas vias, tramitam online, e com mais velocidade na Prefeitura. Economicidade, respeito ao dinheiro público, tecnologia de ponta e comunicação são patentes desse projeto sustentável de grande importância para o governo de Embu das Artes.

Outra ação econômica destaca a edição dos áudios e vídeos criadas pela própria equipe que são feitos internamente e não encaminhado a agências externas que monetizam esse tipo de trabalho, chegando a reduzir aproximadamente 3 milhões de reais se realizados por esse formato.

O carro chefe da Secretaria tem sido a implantação do Cartão Cidadão Embuense que até a presente data, cadastrou mais de 20 mil domicílios do município. Esse Programa foi amplamente debatido com a sociedade civil, iniciativa privada, terceiro setor e até mesmo, o poder judiciário, e a implantação continua a todo vapor. Com esse diálogo criou-se uma comissão consultiva para democraticamente contribuir as ferramentas que o Cartão Cidadão irá trazer a toda sociedade embuense. Vale lembrar que é um cartão onde o munícipe vai poder usufruir de serviços exclusivos oferecidos pela Prefeitura Municipal de Embu das Artes, além de vantagens e descontos exclusivos em estabelecimentos comerciais para toda população. O cartão tem como proposta dar mais agilidade aos serviços públicos e com essa tecnologia acabar com a burocracia, assim um único cartão interligará diversos serviços municipais e também a possibilidade de participação em programas e atividades oferecidas no município. O cartão cidadão tem por objetivo unificar o cadastro, possibilitando o munícipe o rápido acesso a todas as esferas do Governo Municipal. Reduz a burocracia e os custos administrativos e fornece uma poderosa ferramenta de gestão para a administração municipal ajudar a dimensionar melhorias para todos os bairros. Centenas de empresas estão cadastradas e oferecendo descontos exclusivos por meio do Clube de Vantagens.

Em audiovisual destaca-se a WebRádio e WebTV que diariamente faz entrevistas sobre os principais serviços de utilidade pública e dá dicas pontuais e indispensáveis aos munícipes.

A pasta frisa o Programa batizado como NIDE, que é o Núcleo de Inclusão Digital Embuense que completa em julho, um ano de vida. O projeto consiste em treinar, qualificar e capacitar munícipes por meio de cursos que ajudarão a recolocar no mercado de trabalho, ou simplesmente desenvolver novos conhecimentos. Cursos oferecidos por instituições respeitadas como SEBRAE, Fundação Bradesco e a própria Prefeitura serão oferecidos. Cursos de iniciação a informática, pacote office, redes sociais e acesso a internet são oferecidos a população em parceria com associações da cidade. Até aqui, mais de 300 vagas foram oferecidas para os munícipes.

A Secretaria contribui com participação especial na tomada de decisões interdepartamentais. Campanhas para fomento a arrecadação da fazenda municipal como o Emplacamento Premiado, entre outras, apresentam a articulação da Secretaria. Em Brasília, destaca-se a visita eficaz do Secretário e do Prefeito para trazer recursos federais aos programas de Tecnologia com as antenas digitais que em breve estarão oferecendo sinal e cobertura em algumas regiões da cidade.

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