Secretaria fortalece PAR para melhorar qualidade da educação

13/11/2017 - 10:30
Secretaria fortalece PAR para melhorar qualidade da educação
Acessibilidade

Segundo o Ministério da Educação (MEC) e a equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Embu das Artes é um dos poucos municípios brasileiros que realizou o diagnóstico do Plano de Ações Articuladas (PAR) e atualizou o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do MEC – SIMEC de maneira correta e eficiente, conforme exigência do programa.

O PAR é uma ferramenta de planejamento para as secretarias de educação municipais e estaduais brasileiras. Basicamente, os municípios e estados avaliam seus problemas na rede de ensino, reportam ao MEC e recebem assessoria técnica e recursos para implementar mudanças. A adesão é condicionada ao Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação, que estipula as diretrizes para melhoria do ensino nacional.

No dia 23 de outubro, a Secretaria de Educação promoveu mais uma capacitação do Plano de Ações Articuladas (PAR), com a presença do secretário da pasta, Pedro Angelo, e do técnico de sistemas, professor Santiago. Na ocasião, foram apresentados os recursos disponibilizados pelo MEC/FNDE. São eles: capacitação continuada dos professores; recursos para formação continuada como conferências, eventos, fóruns, incluindo todo material necessário, logística e palestrantes; capacitação dos conselhos de escolares; mobília para as escolas; equipamentos eletrônicos e tecnológicos (informática); bicicletas com capacetes; instrumentos musicais; materiais didáticos; reforma ampliação e construção de creches e escolas; equipamentos de climatização e aquisição de ônibus para transporte escolar.

A Secretaria de Educação, dentro de sua gestão democrática, organizou uma equipe técnica local (42 integrantes) distribuída em 8 regiões, para prosseguir com os trabalhos em prol da idealização de uma educação de qualidade.“Seguimos as orientações do prefeito Ney Santos para ser uma gestão mais transparente e democrática”, enfatizou Pedro Angelo.

----
Compartilhe nas redes sociais