Secretaria reintegra morador de rua desaparecido há 7 anos

16/08/2018 - 14:54
Secretaria reintegra morador de rua desaparecido há 7 anos
Acessibilidade

A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, reintegrou uma pessoa em situação de rua que se encontrava há sete anos sem contato com os familiares e era considerado desaparecido.

Flavio Borges Junior, 33 anos, foi conduzido pelo serviço de resgate do Rodoanel que o abordou vagando pela pista e foi levado ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), onde realizou higiene pessoal e alimentação, acolhido em razão da Operação Inverno 2018, que oferece abrigo emergencial nas noites frias às pessoas que se encontram em situação de rua.

Durante o atendimento psicossocial, Flávio, que aparenta sofrer de transtornos mentais, soube informar alguns dados pessoais, que somado às pesquisas realizadas pela equipe, possibilitou localizar sua família por meio do Cadastro Único (CadÚnico).

Contatada, Maria Donizete (mãe de Flávio) se emocionou ao saber que seu filho, desaparecido há sete anos, foi encontrado. Imediatamente, os familiares se deslocaram de Jundiaí para vir buscá-lo. Chegando aqui, foram orientados sobre os cuidados de saúde que ele necessita e os agendamentos para retirada da segunda via de sua documentação pessoal.

Em 2018, o Centro Pop já localizou e reintegrou 10 pessoas em situação de rua às suas famílias, tratando-se de pessoas com transtornos mentais ou idosos com perda de memória. Em 2017 foram 16 pessoas reintegradas.

Saiba mais:

O Centro POP atende mensalmente 115 pessoas em situação de rua e oferece durante o dia higienização, alimentação, regularização de documentos, contato com as famílias, qualificação profissional, atendimento psicossocial, encaminhamento para entrevistas de emprego e assessoria jurídica. À noite disponibiliza o albergue. 

Colaborou Jessely Cardoso, estagiária                                             

 

----
Compartilhe nas redes sociais