De 12 a 21 de maio, Embu celebrou a Semana da Enfermagem. Um café da manhã especial servido nas próprias unidades de saúde reuniu os servidores municipais da área.
A cidade conta com 39 enfermeiros, 23 técnicos e 158 auxiliares de enfermagem que se dedicam à promoção da saúde. Para qualificar a equipe de enfermagem municipal, a Secretaria de Saúde propicia desde 2001 cursos de capacitação profissional nas área de saúde infantil, adulta, da mulher, emergências psiquiátricas e epidemias.
Enfermeira há 23 anos, Francisca Clementino de Camargo conta que para ela a “realização profissional é conseguir tratar de pacientes resistentes. Cuidar da saúde de quem desistiu de viver é uma missão desafiadora, mas compensatória quando realizada com sucesso. Peguei um caso de tuberculose em que o paciente já havia passado por diversas unidades de saúde em São Paulo, sem dar continuidade no tratamento, e somente em Embu conseguimos curá-lo. Ele saiu da Unidade de Saúde do Ressaca dizendo até que sentiria saudade da equipe médica”.