Enquanto os direitos humanos forem desconhecidos por grande parte da população, ele ainda será tema de muitas discussões. Nesse sentido, a Prefeitura da Estância Turística de Embu, por meio da Secretaria de Educação, realizará o 8º Seminário de Educação, que também visa a agregar conhecimento aos profissionais e reunir a comunidade para discutir e avaliar a educação em nossa cidade. Com abertura do professor Dalmo Dallari, no dia 16, a partir das 8h, no Parque do Lago Francisco Rizzo, o evento acontecerá simultaneamente em diversos pontos da cidade nos dias 16 e 17 de outubro.
O público também terá oportunidade de participar de Mesas de Interesse que serão realizadas no Auditório da Prefeitura de Embu, Centro Cultural Embu das Artes, Parque do Lago Francisco Rizzo e na Câmara Municipal. Estão confirmadas as participações de renomados profissionais da área de educação, como Maria Stela Graciani que discutirá o Protagonismo Juvenil, Nilson José Machado e Ulisses Araújo (Educação de Valores), José Sérgio (Formação de Educadores), padre Jaime Crowe (O Papel da Educação na Construção da Paz) Lúcia Queiroz (Comitê de Direitos Humanos) e outros. Também estão programadas intervenções culturais, como a da Companhia Arte Tangível que apresentará o espetáculo Sobre Sonhos e Esperança, inspirado na obra do educador Paulo Freire.
Confira a programação:
Parque do Lago Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 300 – Quinhaú)
Abertura: dia 16/10, às 8h
Tema: “Direito à Educação e Dignidade Humana”
Profº. Dalmo de Abreu Dallari (Profº. Emérito e ex. Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo-USP, Membro do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana)
Mesa 2 – Dia 16/10, às 13h30
Tema: Direitos Humanos / Educação em Valores
“Cidadania e Pessoalidade: Quatro Desvios”
Profº. Drº. Nilson José Machado (Professor Titular da Faculdade de Educação-Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada – USP/SP).
Dia: 17/10, às 8h
“Direitos Humanos e a Construção de Valores de Democracia e Cidadania na Escola”
Profº. Drº. Ulisses Ferreira de Araújo (Prof. da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo-USP; Consultor do Ministério da Educação-MEC)
Mesa 3 – Dias 16/10, às 13h30 e dia 17/10, às 8h
Tema: Direitos Humanos / Formação dos Educadores
“A Formação Escolar e os Princípios Éticos dos Direitos Humanos”
Profº. Dr. José Sergio Fonseca de Carvalho (Mestre e Doutor em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação – USP, Professor em programas de Graduação e Pós Graduação da Universidade São Paulo-USP)
Encerramento
Dia 17/10, às 13h30
Tema: “Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Humanos”
Margarida Bulhões Pedreira Genevois (Formada em Ciências Sociais na Escola de Sociologia e Política na PUC/SP; Fundadora e Conselheira da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos; Vice Presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos – Prefeitura de SP; Membro-Cátedra da UNESCO – Direitos Humanos, tolerância e Paz – frente à USP/SP;)
Câmara Municipal (rua Marcelino Pinto Teixeira,50 – Pq. Industrial)
Mesa 1 – Dias 16/10, às 13h30 e dia 17/10, às 8h
Tema: Direitos Humanos / Democracia
“Projeto Político e Pedagógico e Direitos Humanos”
Profª. Drª. Maria Stela Santos Graciani (Coordenadora do Curso de Pedagogia e do Núcleo de Trabalhos Comunitários – NTC-PUC/SP; Coordenadora do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Políticas de Gestão e Segurança Pública e membro do CONANDA – gestão 2008)
Centro Cultural Embu das Artes (Largo 21 de Abril, 29 – Centro)
Mesa 4 – Dias 16/10, às 13h30 e dia 17/10, às 8h
Tema: “Direitos Humanos em Educação x Violência”
Profª. Maria Lucia de Queiroz Ferreira (Professora de Educação Básica I – rede municipal de Embu; membro do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos – SP)
Auditório da Prefeitura (Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 – Centro)
Mesa 5 – Dia 17/10, às 8h
Tema: Direitos Humanos / o papel da educação na construção da paz – “Educação para a Paz”
Pe. Jaime Crowe (integrante do Fórum em Defesa da Vida e Presidente da Sociedade Santos Mártires)
Mesa 6 – Dia 16/10, às 19h
Tema: Direitos Humanos / Educação de Jovens e Adultos
Espetáculo Sobre Sonhos e Esperança
Arte Tangível (Companhia de Teatro para Pesquisa e Performance)