Mais de 250 educadores da
rede municipal de ensino de Embu das Artes se reuniram no sábado, 14/12, para o
1º Seminário Municipal de Práticas do Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa (Pnaic).
O evento ocorreu na Escola
Municipal Profº Paulo Freire e contou com a presença de autoridades como os
secretários Paulo Vicente dos Reis (Educação), Valdir Barbosa (Turismo), o
presidente da Câmara Municipal, Doda Pinheiro e o vereador Jefferson do Caminhão.
O programa lançado pelo
Governo Federal no início de 2013 visa à alfabetização de todas as crianças até
oito anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em Embu das Artes,
foram realizados 10 encontros, ministrados para cerca de 272 professores
alfabetizadores, responsáveis pela formação de mais de 7 mil estudantes do
Ciclo I, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.
A professora Cristina
Morais, coordenadora municipal do Pnaic, abriu o encontro com uma mensagem de
agradecimento ao empenho e a dedicação dos educadores nesses meses em que o
programa foi trabalhado no município: “Obrigada por compartilharem o saber. Foi
maravilhoso falar de educação com quem faz a educação.”
Já o secretário de Educação,
Paulo Vicente do Reis, lembrou a importância e a influência do Programa na rede
de municipal: “O Pacto impõe para nós gestores um olhar mais efetivo que
engloba o trabalho e os seus instrumentos, voltado não somente para a gestão,
mas também para o monitoramento do que está sendo aplicado.”
Paulo Vicente também lembrou
que o sucesso do Programa, bem como boa parte dos avanços vivenciados nos
últimos meses, se devem ao fato de estarmos inseridos em um governo
democrático: “Fazemos parte de um governo aberto a discussões, que apoia o
exercício da cidadania ativa. Isso facilitou conquistas como a aprovação da
complexidade para os gestores escolares e a progressão das ADI. Estamos abertos
ao diálogo, só assim poderemos aprimorar os mecanismos democráticos e garantir
que os estudantes continuem sendo beneficiados.”
Segundo a professora
Marciléia Egídio, da E. M. Delphina de Moraes, já é possível enxergar melhoras
no índice de desempenho dos estudantes: “Realizamos um trabalho entorno dos
eixos: introduzir, aprofundar e consolidar. Aprender brincando, de forma
prazerosa pode trazer benefícios para os estudantes, desde que haja um
embasamento teórico por trás disso, para que o educador possa medir os
resultados atingidos.”
O encontro também contou com
intervenções artísticas promovidas por Sara Domingues e Vanderlei Miguel, do
grupo “Brincantes Imaginários”, exposição de trabalhos realizados em conjunto
por estudantes e educadores da rede municipal, palestra sobre Trabalho com
consciência fonológica a e a diversificação de estratégias para o atendimento
dos estudantes”, ministrada por Jonathan José dos Santos, da Universidade
Federal de São Carlos (Ufscar) e mesa redonda com relatos de experiências dos
professores educadores.