Famílias inteiras vieram de todos os pontos da cidade, totalizando mais de 5 mil pessoas, para aproveitar a festa com tudo de melhor dos arraiais e o encerramento domingo (30/05), com show de Sérgio Reis e sua banda. Os sucessos “Menino da Porteira”, “Chalana”, “Pinga ni mim” e muitos outros da carreira de um dos cantores mais queridos do público sertanejo, marcaram a programação do Arraial de Embu das Artes 2010.
O cantor, que recebeu o Grammy Latino com o disco Coração Estradeiro (maior premiação musical das Américas), falou da satisfação de estar novamente em Embu, onde já animou vários outros eventos. “O Embu tem tradição de festas e quem nunca veio se admira”, declarou Sérgio, e lembrou ainda das suas participações “na festa lá no alto do morro”, fazendo referência às Festas de Santa Cruz.
Os dias de Arraial tiveram quadrilhas de escolas e empresas locais, comidas e bebidas típicas, danças folclóricas e até bonecos “cabeções”, os noivos produzidos pelo arte educador Jair Donizetti. A programação de encerramento incluiu shows com Marcos Paulo e Matias e oTrio Sinhá Flor.
A equipe da Secretaria de Cultura organizou o evento que reuniu cultura, tradições e atrações musicais representantes dos festejos caipiras. “Tudo para lembrar a celebração popular dos santos padroeiros das colheitas, especialmente do norte e nordeste brasileiros”, como explica o secretário Paulo Oliveira. Ele esclareceu ainda que o Arraial foi antecipado para o fim de maio para adaptar a agenda cultural, já que em junho acontecem os jogos da Copa do Mundo de Futebol e o festival de cultura japonesa Anima Embu.