Serviço de Atendimento Especializado capacita profissionais em teste rápido

03/07/2019 - 9:33
Serviço de Atendimento Especializado capacita profissionais em teste rápido
Acessibilidade

Ao longo de dois dias, 22 enfermeiros e médicos da rede municipal de saúde de Embu das Artes receberam capacitação em teste rápido em HIV, Sífilis, Hepatite B e C. A formação teórica e prática  (16 horas) foi ministrada por Geanne Greggio, coordenadora do programa DST/AIDS de Embu das Artes e diretora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Isaias Ferraz, enfermeiro, e pelo infectologista Wolff Rothstein. “Temos 100% dos profissionais da nossa rede capacitados em teste rápido. O resultado sai em, no máximo, 30 minutos, e qualquer pessoa pode fazer nas unidades básicas de saúde sem a necessidade de marcação de consulta”, afirma Geanne. Por mês, são realizados, em média, 600 testes de HIV e Sífilis.

Pioneiro na região, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) é um espaço dedicado exclusivamente ao tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids, Hepatites Virais e Sífilis. Localizado em um charmoso casarão na avenida São Paulo, região central da cidade, funciona no sistema “porta aberta” e conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos infectologistas, enfermeiro, assistente social e psicólogo. O SAE realiza, ainda, rodas de conversa em empresas e campanhas de prevenção.

Segundo Geanne, o foco principal do serviço está no acolhimento dos pacientes, desde o primeiro atendimento até o último exame. “Não queremos perder ninguém para a doença, existe tratamento e o município dispõe de todos os medicamentos necessários.” Quem teve relação sexual de risco pode visitar o SAE para receber orientação.

 
Serviço:
SAE – Avenida São Paulo, 144
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h
Telefone: (11) 4781-6953

 

 

----
Compartilhe nas redes sociais