Como parte da política de inclusão, o Governo de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Participação Cidadã, promoveu o 1º Curso de Formação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) ontem (15), no Centro de Referência de Pessoas com Deficiência (CRPD). As aulas serão ministradas pelo professor Juan Carlos Ramirez – formado em pedagogia e mestre em educação especial – e destinou-se aos funcionários da prefeitura, com o objetivo de preparará-los para atender pessoas com deficiência.
No primeiro dia de aula, os alunos lotaram a sala do CRPD. Eles estavam atentos à orientação do professor, que ressaltou a importância de se dedicar ao curso e lembrou que “mais importante que entender a teoria é praticar”. Por isso, as próximas aulas serão ministradas também por surdos. Este módulo terá duração de três meses – de outubro a dezembro. A previsão é que em 2010 sejam realizados dois módulos subsequentes e que se abram mais vagas para o primeiro módulo.
Com origem na língua de sinais francesa, a Língua Brasileira de Sinais – Libras – é um idioma praticado por pessoas que não podem comunicar-se através da fala. Ela é considerada um idioma por conter uma estrutura gramatical, níveis linguísticos – fonológico, morfológico, sintático e semântico – e ter caráter visual-espacial.
Os sinais estão diretamente ligados à cultura local. Assim, eles variam de região para região e de país para país. O professor Juan Ramires diz que há palavras que não tem sinal definido, daí a importância da prática com pessoas surdas que permite a ampliação do vocabulário.