No dia 11 de maio, o prefeito Prefeito, secretários e servidores municipais farão uma Ação Contra a Dengue na cidade. “Serão quase 800 pessoas nas ruas, falando com os moradores sobre a doença e os cuidados que temos de ter para o seu controle”, disse a secretária de Saúde, Sandra Magali.
O grupo de voluntários contra a dengue passou por treinamento, em 26/4, quando se reuniu no Centro de Convenções O Caipirão, para assistir ao vídeo e ouvir palestra sobre a dengue. Também conheceu dados sobre o índice da doença no município: com 375 casos suspeitos e 131 confirmados, em 2010; 182 suspeitos e 28 casos confirmados, em 2012; 212 casos suspeitos e 27 confirmados, em 2013. Hoje, são 7 casos autóctones (quem pega doença na cidade) e 13 importados; o restante está
No dia 17/5, às 17h30, todos voltarão ao Caipirão para uma avaliação da ação. A partir do dia 18/5, cada grupo montará o seu calendário de reuniões a serem realizadas nas suas comunidades, apresentando vídeo e com o compromisso de dar continuidade à investida contra a dengue. No encontro, o prefeito Prefeito enfatizou a importância da colaboração de todos para cuidar da saúde no município, com pequeno orçamento. O de 2013 é de R$ 111 milhões, inferior a cidades como Barueri, também com cerca de 240 mil habitantes e um orçamento anual de R$ 611 milhões.
Apoio da Câmara Municipal
O vereador Doda, presidente da Câmara, que também compareceu ao encontro, declarou; “Essa ação é mais que uma política de governo, é uma política da cidade, para ser exercida com muita responsabilidade”. Acrescentou que a Câmara está empenhada na campanha. Convidou a todos para as sessões de quarta-feira, às 18 horas, na Câmara Municipal, destacando que é uma oportunidade de diálogo com a população, para defesa de interesses comuns. “Vereador não é de A ou B, mas da cidade inteira”. Essa é a primeira grande ação do governo pela saúde neste ano e, segundo o vice-prefeito Natinha, a caminhada vai ajudar muitas pessoas a não pegar dengue”.
O controle da dengue depende de hábitos muito simples, como não acumular lixo, em casa ou fora dela, e manter a água dos animais sempre limpa. A atenção para não oferecer criadouros para o mosquito, ou mesmo o ovo que ficará à espreita por um ano para reprodução.
No encontro para formação de brigadistas contra a dengue, organizado pela Secretaria Municipal de Governo, participaram ainda os vereadores Edvânio Mendes dos Santos, Gilson Balbino de Oliveira, João Leite, Pedro Valdir e a vereadora Elisabete Alves Carvalho (Drª Bete), entre outros.