Show do rapper Rael leva mais de 5 mil pessoas ao Pq. Francisco Rizzo

12/05/2015 - 0:00
Show do rapper Rael leva mais de 5 mil pessoas ao Pq. Francisco Rizzo

“Hoje acordei decidido a mudar, não tem nada nem ninguém pra me desmotivar, eu vou pedir a conta lá no trampo, que não tá rendendo tanto, e eu vou buscar a minha melhor em outro lugar”. Esses e outros versos do rapper Rael, ecoaram pelo Pq. Francisco Rizzo na noite de sábado, 9/5, no show promovido, juntamente com outras atividades culturais, pelo Circuito Sesc de Artes, organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), unidade Campo Limpo, e que pela primeira vez passou por Embu das Artes. Mais de cinco mil pessoas participaram das atividades.

Com programação gratuita e voltada para todas as idades, O Circuito Sesc de Artes trouxe para a cidade literatura, teatro, circo e música. Neste ano, ele percorreu 108 cidades, com 12 roteiros diferentes e realizados por região. O estacionamento do Pq. Francisco Rizzo recebeu ações performáticas que solicitavam a participação do público, provocando os sentidos e fazendo pensar. As atrações vieram para a cidade por intermediação da Prefeitura da Cidade, através da Secretaria Municipal de Cultura.

“Embu das Artes articulou essa vinda do Sesc. Iniciamos uma parceria com a unidade Campo Limpo dentro deste evento, que foi considerado piloto. Gostamos de tê-los aqui e eles curtiram estar na cidade. Esperamos receber a todos novamente. Esse evento abriu as portas para novos projetos”, disse o secretário de Cultura, Alan Leão.

“A ideia é levar arte e cultura aos locais onde não existam unidades do Sesc. Essa é primeira vez que Embu das Artes entra no circuito e, com certeza, vai continuar no nosso roteiro”, disse o coordenador de Comunicação do Sesc Campo Limpo, Ruan Carlos da Conceição.

O rapper Rael estava muito a vontade enquanto aguardava o início de seu show. Ele foi criado no Jd. Santa Tereza e tem parentes lá: “Conheço a região, mas hoje estou um pouco afastado. Tenho primos e tios aqui, gosto da cidade”, falou. Rael deixou um recado aos jovens da cidade: “Sigam as batidas do coração. Depois que comecei a seguir o meu, sou mais resolvido. Não se apegue ao mundo material, isso tudo é passageiro. Pense fora da caixinha e vá ser feliz”, afirmou.

O show levantou a galera com os hits “Envolvidão”, “Ela me faz”e “Ser Feliz”. “Adoro o Rael, escuto sempre e não poderia perder a oportunidade de vê-lo ao vivo e ainda por cima, de graça! A Prefeitura está de parabéns! Tem que ter mais!”, falou a fã Jéssica Ferreira, moradora do Jd. Vista Alegre.

Ao final do show, a tia do rapper, que mora na cidade, solicitou à segurança que permitisse um contato com o sobrinho. Após ser prontamente atendida, o rapper deu um abraço longo e emocionado em dona Lurdes Reis, que disse estar muito orgulhosa por ter reencontrado seu sobrinho: “Faz algum tempo que ele saiu da cidade, então, perdemos contato. Já havia visto ele cantando na TV e na internet, mas ao vivo foi a primeira vez!”

Eunice Kato, moradora de Jandira, soube através das redes sociais que o Circuito passaria por Embu das Artes. Ela e o marido Henrique estavam empolgados com o show: “O evento foi bárbaro!! Difícil falar do que gostei mais, muito legal”, afirmou.

A grande maioria do público era de jovens entre 13 e 19 anos. Muito vieram de outras cidades, como Cotia, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, mas a grande maioria era moradora dos bairros de Embu das Artes como, Jd. Sílvia, Jd. Pinheirinho, Santa Tereza, Valo Verde, Santa Luzia, Santa Clara, dentre outros.

Conheça o circuito

No Circuito Sesc de Artes, as cidades tornam-se palco de espetáculos e intervenções artísticas nacionais e internacionais. Nas praças, ruas e parques entram em cena a graça dos palhaços, a beleza e a leveza dos bailarinos, as personagens do teatro ocupando o espaço público, as novas e as antigas sonoridades dos compositores e instrumentistas, a arte dos malabaristas, acrobatas e tantos outros mestres do circo criando suspense e fazendo rir, as novas sensibilidades criadas pelos artistas multimídia, a poesia viva das histórias e memórias de cada canto do estado e a magia do cinema que abre portas a um universo de sensações.

Com uma programação gratuita e voltada para todas as idades, também está presente na internet. Conteúdos exclusivos relacionados às cidades são publicados periodicamente, registrando histórias, poesias e sabores presentes na memória dos habitantes de cada local pelo qual passará. Em Embu das Artes, a personagem escolhida para falar um pouco da história foi a artista plástica Raquel Trindade. Veja aqui.