Sistema de monitoramento flagra pichadores no Centro Histórico

26/06/2014 - 0:00
Sistema de monitoramento flagra pichadores no Centro Histórico
Acessibilidade

O Museu dos Jesuítas, no Centro Histórico de Embu das Artes, foi alvo de pichação na noite do dia 23/6. Um grupo de menores circulava pela região em atitude suspeita. Vigiados pelas câmeras de monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM), dois deles foram flagrados pichando o monumento datado de 1690, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Conselho do Patrimônio Histórico Estadual (Condephaat).

Os GCM´s César e Alcântara abordaram os menores, que disseram “não ter conhecimento da gravidade desse comportamento”. Os dois rapazes, de 14 e 15 anos, pegos em flagrante, foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência e os responsáveis foram comunicados. O caso já foi comunicado à Vara da Infância e Juventude do município.

Dentro da lei

A pichação está enquadrada na lei de crimes ambientais N° 9605 Art. 65. Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de seis meses a um ano de detenção e multa.

----
Compartilhe nas redes sociais