Sistema para melhorar atendimento em Saúde tem Libbs como parceira

12/12/2014 - 0:00
Sistema para melhorar atendimento em Saúde tem Libbs como parceira

Desde segunda-feira, 8/12, a equipe da UBS Eufrásio (Sílvia/Tomé) está passando por uma capacitação dentro do projeto “Tempo é Saúde”, para a utilização do sistema E-SUS AB, que visa melhorar o atendimento ao cidadão e as condições de trabalho de médicos e funcionários, diminuindo o tempo de espera e facilitando agendamentos. O projeto é de iniciativa da Libbs Farmacêutica e do Governo de Embu das Artes.

Além da informatização dos postos de trabalho da unidade, já iniciadas pelo município, a utilização do novo sistema trará a redução do número de fichas, que serão substituídas por prontuários eletrônicos individualizados por paciente, que permitirão um acompanhamento dos atendimentos e histórico médico, o que agiliza o processo de consulta de dados e agendamentos de consultas. Este é um passo importante para melhorar ainda mais a gestão da saúde no município, oferecendo atendimento de qualidade para todos, com uma saúde mais inclusiva, acolhedora e ágil.

Na UBS Eufrásio, 45 profissionais estão em treinamento até esta sexta-feira, 12/12. A ideia é iniciar o treinamento nas demais unidades ainda no primeiro semestre de 2015, capacitando mais de 650 servidores.

Segundo a secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie, a parceria com a Libbs é muito frutífera pelo fato de a empresa também pensar em questões sociais na sua contrapartida: “Pensamos nos avanços da saúde na cidade. Qualificar a gestão pública é um grande passo. O E-SUS AB é apenas uma parte do projeto, que não é só a informatização, mas também a criação do prontuário eletrônico, contendo o histórico de cada paciente.”

“Esperamos que a informatização do sistema nos dê um acesso mais qualificado das informações. Assim poderemos atender as necessidades dos pacientes, desde seu acolhimento até o atendimento. Esse sistema irá alterar todo o processo de trabalho das UBS´s”, disse o secretário adjunto da Saúde, Fausto Martino.

A atendente Rosângela Cabral tem 18 anos de Prefeitura e nunca passou por nada parecido: “Estou ansiosa, pois achei o treinamento maravilhoso. Com certeza, o atendimento vai melhorar muito”. Sua colega, Caroline Gutauski, também gostou muito e acredita que as melhorias serão sentidas em breve pelos usuários: “Achei perfeito. Vai facilitar nosso trabalho e a vida do paciente”.

O médico cubano Michel Savedra Herrera está clinicando no Brasil há oito meses pelo Programa Mais Médicos e também passou pela formação: “Acredito que vai dar muito certo, pois o sistema é fantástico. Vai ajudar pois teremos todo o histórico do paciente muito mais rápido.”

“Quando soube que nossa unidade seria piloto desse projeto senti uma grande responsabilidade, pois esse sistema será importante para a saúde avançar. Estamos nos sentido muito honrados por essa escolha, isso motivou toda a equipe. Além disso, vamos poder dar ainda mais atenção ao ser humano, do que para questões burocráticas”, afirmou a gestora da unidade, Jeane Soares Vieira.

Implantando inovação

Esse investimento foi possível graças ao compromisso da Libbs Farmacêutica com Embu das Artes, em linha com sua política de responsabilidade social corporativa, ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e ao apoio do Ministério da Saúde.

A cidade receberá um investimento da ordem de R$ 1,2 milhão, direcionado exclusivamente para melhorar o atendimento ao cidadão e as condições de trabalho de médicos e funcionários das unidades de saúde em geral, com o objetivo de diminuir o tempo de espera, facilitar o agendamento, instituir o prontuário eletrônico e capacitar as unidades para efetuarem  o acolhimento com classificação de risco no primeiro atendimento. A previsão é  que o sistema poderá ser acessado em qualquer unidade de saúde.