Skatepark Embu das Artes foi inaugurado para delírio de skatistas

18/12/2015 - 0:00
Skatepark Embu das Artes foi inaugurado para delírio de skatistas

O Skatepark Embu das Artes já está na ativa para skatistas profissionais, amadores e iniciantes que pretendem aprender, um espaço ideal para prática e desenvolvimento do esporte na cidade, preparado para receber grandes competições e ministrar aulas do Programa Esporte Cidadão.

“Não é pista é mais do que isso, é praça”, destacou o prefeito Prefeito, durante a inauguração do equipamento na quinta-feira (17/12) no Parque Francisco Rizzo, com a presença de skatistas, autoridades e população.

“Há muito tempo vocês reivindicavam um local decente e com qualidade para praticar o esporte, e a nossa experiência foi muito bacana, pois essa praça foi construída com a opinião de vocês skatistas, que são quem vão usar a pista”, disse.

“A participação popular e democrática permitiu que a pista saísse do jeito que os skatistas queriam, graças ao Prefeito, e ela se configura como uma das melhores do estado de São Paulo”, declarou o secretário de Esportes e Lazer, Paulo Oliveira.

Representando o grupo, o praticante Guinho, 26, anos, à frente da elaboração de todo o projeto desde o início, revelou que a pista, pensada totalmente por skatistas, ficou melhor do que se esperava, arrancando elogios de todos e se consolidando como a melhor da região.

“Embu das Artes é uma fábrica “monstro” de skatistas, e se já existe um monte de gente aqui andando bem de skate sem ter nada, imagine a evolução que iremos ter agora com essa pista, o que fará muito bem aos jovens embuenses”, afirmou Guinho. Ouça:

Girafa, 22 anos, veio do bairro do Cambuci, em São Paulo, para a festa. Há 10 anos praticando skate, “está no corre”, disse ele se referindo à sua perspectiva de se profissionalizar e conseguir patrocínio. “Tá todo mundo se divertindo, a pista está completa, tem todos os obstáculos e foi uma das melhores que já andei”. Ouça:

Com 16 anos de skate, Herrera, 29, é morador do Centro de Embu das Artes e aprovou a praça. “Pra mim o skate da cidade se estabelece como “antes e depois da pista”, aqui é nosso lugar, uma segunda casa, e ficou perfeita, tem todos os obstáculos, e daqui pra frente é só progresso, incentivando o profissionalismo”. Ouça:

A jovem Larissa, 17, do Jd. Silvia, iniciante no esporte, teve uma sensação maravilhosa: “Consegui doprar – manobra de skate – e agora posso evoluir e quem sabe ter uma chance de me tornar uma boa skatista”. Ouça:

O pequeno Pedro, 9 anos de idade, de Embu das Artes, anda skate há apenas dois dias e já estava dando seus primeiros passos no esporte. “Bem loco, gostei mais da rampa e quem sabe poderei fazer uma carreira no skate e disputar competições”. Ouça:

O rapper Zinho Trindade se aprentou no evento para animar a galera com o melhor do hip hop. Assista um trecho da postagem no Facebook:

Zinho Trindade e convidados mandaram seu RAP na inauguração do #Skatepark em Embu das Artes. Confiram um trechinho do show:

Posted by Prefeitura de Embu das Artes on Sexta, 18 de dezembro de 2015

Os skatistas de Embu das Artes se organizaram e formaram uma Associação denominada Classe D, que deverá contribuir ainda mais para o desenvolvimento do esporte na cidade

Autoridades presentes: secretários Alan Leão (Cultura), Nelson Pedroso (Obras), Mario Alves (Serviços Urbanos), André Maestri (adjunto de Esportes), Carlos Labriola (adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), vereadores Ney Santos (presidente), Rosana Almeida, Clidão do Táxi, Jefferson do Caminhão, João Leite, Carlinhos do Embu e representantes do Sindicato dos Químicos.

O Skatepark

Com aproximadamente 454m² (41,60m X 13,50m) de área construída, o projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Embu das Artes em conjunto com os skatistas da cidade. O custo foi de R$ 149 mil.

A pista tem um percurso em dois níveis com diversos equipamentos ao longo do trajeto, como rampas, palcos, bancos, corrimãos, escadas e obstáculos.