Só Fusca reúne 330 carros antigos no Parque Rizzo

08/05/2007 - 0:00
Só Fusca reúne 330 carros antigos no Parque Rizzo
Acessibilidade

Com a presença de clubes da capital paulista e de cidades do interior do Estado, o 8º Encontro Só Fusca Club em Embu das Artes lotou o estacionamento em frente ao Parque do Lago Francisco Rizzo, no domingo (6/5). No total, 330 carros antigos e centenas de visitantes puderam vivenciar a paixão dos colecionadores de um dos carros mais vendidos no país nas décadas de 70 e 80. Realizado pelo Só Fusca Clube de Embu das Artes, o evento teve o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, e empresários da região. Foram recolhidos 500 kg de alimentos, entregues ao Banco Municipal de Alimentos.

Chamar a atenção é o objetivo de todos. Alguns, como Rosângela da Silva Ramos, cativam pela cor: o seu primeiro Fusca, ano 73, é pink com glitter. Outros, como Washington Luis Santos, o Bila, atraem os curiosos não só pela cor, mas pela temática escolhida. O desenhista profissional transformou o Fusca ano 67, cor verde, no verdadeiro Hulk. Sim, aquele super-herói dos desenhos animados. Com suspensão a ar, o carro sobe e desde ao apertar do controle remoto. "Não vendo por preço nenhum", avisa Bila que já teve um Fusca 63.

Do outro lado do estacionamento, Márcio Lemeszenski, da Zona Sul da capital, atraiu a atenção pela raridade. Seu Fusca, recém-comprado em Juiz de Fora, é de 1954, importado da Alemanha, país onde o modelo foi criado pela Wolkswagen. Márcio coleciona fuscas – já teve quatro (74/ 66// 62/ 54) – e quer chegar ao produzido em 1950. "A ferrugem entrou no sangue é fogo", comenta ao lado do irmão também colecionador de um carro ano 64. "Nós fomos criados dentro da oficina mecânica do meu pai e o Fusca foi o primeiro carro que eu dirigi", conta.

E tem fusquinha para todos os gostos, modificado ou não. Uriel de Sousa Honorato, mais conhecido por Pepy e diretor do Só Fusca Clube de Embu das Artes, mostra orgulhoso a limusine branca que faz a alegria de noivas de Embu e região. Pepy tem cinco raridades, sendo um Fusca limusine, três fuscas totalmente equipados e reformados e um conversível, que ainda está em fase de acabamento. Ele mesmo é quem faz as transformações nos carros, de acordo com suas idéias. João Mesquita Pereira, do Clube Fuca da Frega, Freguesia do Ó, apresenta o motor dourado do Fusca ano 84.

O evento foi prestigiado por Prefeito, chefe de Gabinete, que representou o prefeito Prefeito; Roberto Terassi, vice-prefeito; Walter Rocha, secretário de Turismo; Selma Miranda, secretária de Cidadania e Assistência Social, e César Domiciano, diretor do Departamento de Cultura. A organização do 8º Só Fusca distribuiu brindes e premiou todos os participantes, sendo que o Fusca mais original, equipado e modificado e a equipe mais numerosa ganharam troféus. A equipe da Freguesia foi a que compareceu ao evento com o maior número de carros: 48.

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: