Só participação pode fortalecer Conselho Municipal de Turismo

12/08/2005 - 0:00
Só participação pode fortalecer Conselho Municipal de Turismo
Acessibilidade

Sair do papel e conquistar a credibilidade como órgão atuante. Estes são os principais desafios do Conselho Municipal de Turismo de Embu das Artes (Comtur), eleito em janeiro de 2005. Para iniciar esse processo de fortalecimento, conselheiros e representantes da Secretaria de Turismo reuniram-se no dia 3 de agosto com representantes do Sebrae para definir o cronograma e dar o ponta pé inicial ao Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo (PDTR).

Composto de vários módulos, o PDTR  é uma ferramenta, com metodologia e tecnologia próprias, desenvolvida pelo Sebrae-SP para facilitar a implementação do Processo de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Receptivo no Estado de São Paulo. O programa está sendo aplicado em 128 municípios do Estado de São Paulo, envolvendo 3.560 empresários e empreendedores da Cadeia Produtiva do Turismo.

Dos 13 membros do Conselho, participaram da reunião: Isadora Prates Dias Coutinho, José Dornelles Salgado, Horst Leo Alfes, Luiz Fernando Medina, Joselício Freitas dos Santos, além de funcionários da Secretaria de Turismo.

Shirley Suely de Camargo Damy, analista do Sebrae, concentrou os trabalhos na busca de estratégias para ampliar a representatividade do Comtur. Uma delas, definida pelo grupo, foi a definição do cronograma dos passos futuros do PDTR: dia 16/08, das 9h às 13h, seminário do Sistema Integrado de Recepção a Turistas (Sistur), quando será possível discutir e definir o papel de cada segmento na estrutura de turismo da cidade e, no dia 17, a partir das 9h, Oficina de Planejamento, com a definição de projetos turísticos que serão acompanhados pelo Sebrae, desde a sua criação até a captação de recursos, implantação e fiscalização da execução.

Conselheiros eleitos e empossados
Confira quem são os conselheiros do Comtur: José Dornelles Salgado (moveleiro); Manuel Raimundo (Poder Legislativo); Guashi Toshiaki Kagawa (plantas ornamentais); Renato Gonda (Poder Executivo); Joselício Freitas dos Santos (Poder Executivo); Isadora Prates dias coautinho (teatro e dança); Assis de Embu (artistas plásticos); Rachid Hadzic (Feira de Artes e Artesanato); Luiz Fernando Medina (donos de galeria); Horst Leo Alfes (bares, restaurantes e similares); José Heitor (antiquários); José Carlos da Silva – Caçapava (música) e Nelson da Padaria (Poder Legislativo). 

 

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: