Três eventos em um fizeram da inauguração da Praça de Esporte e Lazer do Jardim Santo Eduardo, da entrega dos kits de material aos estudantes das Escolas Municipais e de mais um Cidadania em Ação uma grande festa que reuniu na manhã de sol do domingo (25/2) mais de 2.000 pessoas, segundo estimativas da Guarda Civil Municipal. Uma área de 6.800 metros quadrados que antes se resumia a um terreno baldio transformou-se num dos principais espaços de lazer e esporte de Embu. Construída com recursos do governo federal e da própria Prefeitura, orçada em torno de R$ 500 mil, a nova praça inclui duas quadras, parque infantil, vestiários e uma pista oficial de skate.
Numa grande tenda um auditório lotado acompanhou com atenção a abertura do evento. Agradecendo ao público, o prefeito Prefeito salientou a importância da presença das pessoas para que tivessem o privilégio de conhecer a obra e saberem o que acontece na cidade. “Quando não se tem informação, qualquer coisa que falem é verdadeira, mas vendo vocês têm informação”, afirmou. O prefeito tratou ainda do EmbuCriança, projeto emergencial de educação infantil que irá atender crianças de 0 a 3 anos de famílias carentes, pedindo que a população, se considerar positivo, o apóie e acompanhe a votação na Câmara, sabendo exatamente do que se trata.
A realização dos três eventos – acompanhados por secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias – exemplifica as mudanças feitas pela atual administração de Embu. Segundo o vice-prefeito Roberto Terassi, o que a população presenciou é fruto do projeto de governo elaborado em 2000 para transformar a cidade.
Os primeiros kits escolares foram entregues aos alunos Rafaela Souza Silva (Pau-brasil), Elaine Cristina Alvez Muniz (Josefina Azteca), Josiane Souza Gonçalves (Paulo Freire), Erisvaldo Melo (Villa-Lobos) e Tayná Silva Alves (Antônia A. Delphina de Moraes). Depois de receber o seu, o pequeno Cleiton da Silva Santos, 9 anos, aluno da 2ª série da E.M. Villa-Lobos não se conteve. Agachado no gramado da praça abriu a pasta para ver seu kit escolar. Perguntado sobre o que mais gostou, em meio aos diversos e coloridos itens do material como canetinhas, estojo e apontador, ele não hesitou: “gostei dos cadernos”.
A quadra poliesportiva foi inaugurada oficialmente com partidas de futsal feminino e masculino infantil e basquete. Já na quadra de futebol de areia as disputas foram entre times masculinos adultos. Morador do bairro há duas décadas, o senhor Jaedson Jackson Pereira acompanhado da esposa e do casal de filhos fez questão de elogiar e agradecer o trabalho da Prefeitura. Jonathan Pereira, de 15 anos, contou que o local antes era muito ruim. “Eu jogava bola na terra, com traves de madeira”, lembrou.
Cidadania
A retomada do Cidadania em Ação mostrou a importância do projeto lançado pela Prefeitura de Embu em 2001 para levar aos moradores de todos os bairros serviços públicos e gratuitos. Em pequenas tendas foram oferecidos corte de cabelo, manicure, emissão de carteira de identidade, assistência jurídica, kit de combate à dengue, controle de pressão arterial, limpeza de ruas, entre outros. “A descentralização do serviço público é fundamental”, afirmou Prefeito, um dos idealizadores e coordenador geral do projeto. Segundo ele, o Cidadania volta com força total em edições mensais e incrementos na parte de recreação já a partir de março.
Moradora do Jd. Sto. Eduardo há 35 anos, a senhora Cremilda Viera dos Santos aproveitou para tirar o RG de um dos filhos enquanto o outro cortava o cabelo e ela pôde ainda medir sua pressão. Constatada alta (14-9), ela foi orientada pela agente de saúde a procurar o posto mais próximo de sua casa.