De setembro a novembro terá temporada especial de teatro infantil nos centros culturais da cidade para os 6.230 estudantes de Ensino Fundamental I, da rede municipal de ensino. A apresentação da peça infantil A Jornada de Peninha Azul começa no dia 1º de setembro, tendo na plateia estudantes da Escola Municipal Elza Marreiro, e termina em 6 de novembro, quando será vista por alunos da EM Jequitibá. O espetáculo, com teatro de bonecos e música, aborda temas como o convívio do ser humano com a natureza, buscando informar e conscientizar as crianças quanto ao destino correto dos resíduos, reciclagem, reaproveitamento e redução de consumo.
Os programas culturais e esportivos para estudantes da rede pública da cidade vêm sendo promovidos continuamente. As saídas culturais pedagógicas para professores e estudantes mais recentes incluíram visitas à Pinacoteca do Estado de São Paulo, museus do Instituto Biológico e da Língua Portuguesa, Memorial da América Latina, na Capital. “O objetivo é aprimorar o trabalho pedagógico realizado nas diferentes modalidades de ensino, por meio do desenvolvimento de projetos garantindo outros espaços de aprendizagem”, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação.
Aliado contra evasão
Manter a escola como centro de ensino e de cultura faz parte da proposta da Prefeitura de Embu das Artes de elevar cada vez mais a qualidade na educação pública e conter a evasão, que tem como uma das principais causas a “falta de interesse” dos alunos de frequentar a escola. No Brasil o índice de evasão é de 6,9% no Ensino Fundamental e 10% no Ensino Médio, segundo o Ministério da Educação.
Em 2014, pelo quarto ano consecutivo, a cidade superou a meta do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), atingindo 5.5 (sobre 5.3 do ano anterior), acima do índice nacional de 5.2. Além dos eventos culturais, o governo municipal investe no ensino de qualidade com fornecimento de material escolar, uniforme, tênis, livros, refeição self service, lousas digitais, reforma e reconstrução de escolas, mais incentivo e reciclagem de professores.
A temporada teatral é feita com parceria da Organização não Governamental (OnG) Canto Cidadão, dentro do seu programa social Arte em Todo Canto, que cria e realiza atividades socioculturais relacionadas ao teatro e à música em hospitais e escolas públicos. O teatro em escolas é produzido com apoio de leis de incentivo cultural, como Programa de Ação Cultural (Proac) e Lei Roanet. A Comunidea – Comunicando Ideias Transformadoras é a principal patrocinadora da OnG.
Serviço
A peça será apresentada no recém-inaugurado Centro de Artes e Esportes Unificados Jardim do Colégio (rua Ursa Maior z/nº), nos centros culturais Mestre Assis (largo 21 de Abril, 29), Santo Eduardo (rua Iva, 100) e Parque Pirajuçara (praça Manoel de Almeida dos Santos).
Verifique aqui a escola, data, local e horário da peça.