O Teatro Popular Solano Trindade recebe sexta-feira, 11/12, às 16h, o produtor, acordeonista e compositor Gabriel Levy, para a oficina “Música do Mundo”, que busca promover uma vivência de músicas de diferentes culturas do mundo.
A experiência ocorrerá por meio de movimentos, danças, vivências rítmicas e canto, atrelados a um vasto repertório, ampliando o conhecimento de elementos da música tradicional de diferentes povos. A oficina incluirá músicas do mediterrâneo oriental e balcãs, região de rica intersecção cultural, sendo um primeiro passo para ampliação da cultura musical dos participantes.
Na ocasião, Gabriel Levy também realizará o lançamento do CD instrumental “Terra e Lua”, contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), com participação de Vitor da Trindade, cantor, compositor, percussionista e arte educador, filho de Solano Trindade, poeta pernambucano que dá nome ao espaço.
A oficina terá duração de 2h e cada participante deverá levar seu instrumento e estante de partitura, vagas limitadas. Entrada franca. Informações: (11) 4781-3865.
Gabriel Levy
Acordeonista, arranjador, compositor, educador e produtor musical Gabriel Levy tem uma formação eclética voltada tanto para a música erudita como para música popular. No Brasil é conhecido por participar de alguns dos mais importantes trabalhos ligados à world music como o grupo Mawaca, a gipsyband Mutrib, a Orquestra Mundana, o alaudista libanês/brasileiro Sami Bordokam, sendo há muitos anos diretor musical da cantora Fortuna.
O CD Terra e Lua tem 11 faixas, composições inspiradas nas tradições regionais brasileiras azeitadas pela variação de fórmulas de compasso comuns em músicas de outras culturas com as quais Gabriel Levy vem trabalhando. Além das músicas, o disco traz pequenos textos tradicionais de outras culturas entre outros falados pela escritora e contadora de histórias Regina Machado.