No ano em que comemora 40 anos de atividades, o Teatro Solano Trindade (TPST), conduzido por sua fundadora, Raquel Trindade, artista plástica, coreógrafa e folclorista, filha de Solano Trindade, continua surpreendendo. Depois de se apresentar no mesmo dia, 25/7, em São Paulo e Embu das Artes, dá continuidade às comemorações no dia 23 de agosto. Reiniciará uma programação que percorrerá outros destinos, como Ribeirão Preto, Sorocaba, Mogi das Cruzes e novamente a Capital do Estado, e retornará ao município embuense no mês de novembro.
No Auditório do Ibirapuera, no espetáculo 40 Anos do Teatro Popular Solano Trindade, Raquel e seu grupo dividiram o palco com o seu filho e músico Vitor da Trindade, para lançamento do CD Ossé, que contém poemas do pernambucano Solano Trindade (1908-1974) musicados pelo neto. Solano, que ficou conhecido como Poeta do Povo, era folclorista, teatrólogo e artista plástico. Viveu grande parte de sua vida em Embu das Artes e contribuiu para a arte e a cultura locais.
Os espetáculos também foram grandiosos nas comemorações, de 24 a 26, no TPST na cidade. O TPST dá continuidade ao trabalho de Solano, que em 1950 criaria no Rio de Janeiro o Teatro Popular Brasileiro, com a coreógrafa e terapeuta ocupacional Maria Margarida da Trindade (sua esposa) e o sociólogo e historiador Edison Carneiro.
“Estamos comemorando só a minha parte. A do papai daria uns cem anos”, diz Raquel, a Kambinda. Ela apresentou com o seu grupo ritmos como o samba lenço, do interior de São Paulo, e o coco de Alagoas e Pernambuco. A trajetória dos 40 anos foi contada através da dança, música, poesia e contação de histórias. Seu principal legado é a divulgação da cultura afro-brasileira.
O evento é realizado com apoio do Programa de Ação Cultural ( ProAC), do governo do Estado, e, nas apresentações locais, da Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A entrada é gratuita.
Brasil Terreiros de Brinquedos e Magia
O Projeto Brasil de Brinquedos e Magia é um pot-pourri de danças e músicas, com o grupo de artistas do Teatro Popular Solano Trindade. Tem duração de uma hora e a entrada gratuita. Veja a programação:
23/8, domingo, às 15h – ruas do Centro Histórico, Embu das Artes, SP
12/9, sábado – Centro Cultural Orunmila rua Rafael Defina, 43, Tanquinho, Ribeirão Preto, SP
26/9, sábado – Associação Cultural Cachoeira – rua Monte Alegre, 1094, Perdizes, São Paulo, SP
18/10, domingo – Galpão Arthur Netto – avenida Fausta Duarte de Araújo, 23, Centro, Mogi das Cruzes, SP
31/10, sábado – Quilombinho – rua Caramuru, 203, Vila Leão, Sorocaba, SP
22/11, domingo – Teatro Popular Solano Trindade – avenida São Paulo, 176, Jardim Sílvia, Embu das Artes, SP
Clique aqui para assistir o video.