Teatro Solano Trindade faz 40 anos

28/01/2015 - 0:00
Teatro Solano Trindade faz 40 anos
Acessibilidade

Hoje com integrantes que pertencem à sua terceira geração e conduzido por Raquel Trindade, filha do poeta, escritor, artista plástico e ator Solano Trindade (1908/1974), o Teatro Popular Solano Trindade completa 40 anos em Embu das Artes. Comemora no Carnaval, com apresentações no largo 21 de Abril, de 14 a 17/2, das 15 às 19h. Sua história, porém, remonta a mais de 80, quando o poeta do Recife, PE, de 17 anos, resolve trabalhar pela valorização da cultura.

“Esse trabalho no teatro hoje, que não faço sozinha, mas com uma equipe, é cultural e social. Quando os adolescentes tocam, não estão pensando em droga, bebida, mas em arte. E muitos que estiveram conosco aqui no teatro vivem de arte hoje. Afinal, são 40 anos e três gerações na cidade. Isso é muito bom, me deixa muito feliz”, diz Raquel Trindade, folclorista, artista plástica e escritora.

O embrião

Solano trabalhou ao lado de Gilberto Freyre par a realização do I Congresso Afro-brasileiro, em 1934, no Recife, definiu uma trajetória que seguiu por toda vida e que continua no Teatro Popular da cidade. O melhor momento do TPB de Solano, segundo estudiosos o “criador da poesia assumidamente negra” (livros Poemas de uma Vida Simples, 1944; Seis Tempos de Poesia, 1958, e Cantares ao meu Povo, lançado em 1961), ocorreu em Embu das Artes entre 1961 e 1970. Como ator, Solano participou, entre outros, do filme O Santo Milagroso, texto escrito em 1966 por Lauro César Muniz. Sua pintura a óleo faz parte do acervo do Museu Afro Brasil, em são Paulo.

Depois de percorrer vários Estados participando ou iniciando movimentos culturais e fundando grupos, Solano chega a Embu das Artes, no fim da década de 1950. Se empenha para instalar o Teatro Popular Brasileiro (TPB), grupo com sede na União Nacional dos Estudantes (UNE), elenco formado por operários, domésticas e estudantes, com repertório inspirado nas manifestações culturais brasileiras, como o bumba-meu-boi.

Com a morte de Solano, em 19/2/1974, Raquel Trindade cria, em 1975, o Teatro Popular Solano Trindade, que deu origem a muitos poetas e vários grupos de teatro e dança. Ela continua atuando, para preservar a cultura popular e a cultura negra, com base no ensinamento do pai: “Pesquisar na fonte de origem e devolver ao povo em forma de arte”.

----
Compartilhe nas redes sociais